Zize Silveira e Nelson Bakaus

zizesilveiranelsonbakausfot

NOMES: Zize Silveira e Nelson Bakaus Jr.

ESTADO: Paraná

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Cervejeiros caseiros da Fortuna, ganharam o Best of Show no Concurso da Acerva Paranaense e foram finalistas do Concurso Mestre-Cervejeiro da Eisenbahn

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Cacau IPA, lançada em 2013 pela Bodebrown/Stone.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Bierland Vienna.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Pannepot da belga De Struise.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

De Bora Perigosa IPA, do pioneiro Edigyl Pupo.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Citamos o Hop`n Roll de Curitiba, além do Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo, esse último que recentemente, tivemos a oportunidade de conhecer.

7) Melhor cerveja caseira

Weiss Pé de Moleque, do cervejeiro Kelvin Azevedo, que recebeu os prêmios de melhor cerveja no Estilo Livre e “Best of Show” no Concurso Nacional das Acervas.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Barrel Aged Old Rasputin XIV Aniversary, Imperial Stout da North Coast maturada em barril de bourbon. Cervejas envelhecidas foram as mais provadas esse ano, para avançarmos em nossos experimentos com madeiras, destilados e criarmos uma identidade para as nossas produções.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

All Beers.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Milk Stout da Left Hand.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Como não dizer, Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau (SC).

12) Novidade do ano

A nova edição do Concurso Mestre-Cervejeiro da Eisenbahn provou, pelo número de inscrições, que a comunidade de cervejeiros caseiros está cada vez maior.

13) Melhor fato cervejeiro

Ainda na cena cervejeira caseira, cabe ressaltar que a união dos cervejeiros caseiros mineiros por meio da criação do IMC (Instituto Mineiro da Cerveja) fez a diferença na edição 2013 do concurso da Eisenbahn, onde dois dos cinco finalistas são integrantes do instituto e levaram o 1º e 2º lugares. Para acumularem 12 prêmios em apenas um ano de fundação, os integrantes estudam em grupo, fazem workshops sobre os estilos seguindo o Beer Judge Certification Program (BJCP), atualizam-se em leveduras e maltes, dignos “mosqueteiros”, contribuindo uns com os outros e buscando o objetivo comum… a constante melhoria na produção de cervejas. Um belo exemplo para seguirmos. Antes de providenciar o nome, a logomarca e os rótulos, pensar no conteúdo interno (o que irá dentro da garrafa) “parece” ser a prioridade.

14) Pior fato cervejeiro

Ainda vemos muitos empresários do setor “mirando para seu próprio umbigo”, quando se trata de promoção da marca (autopromoção). Uma busca incansável pelo destaque ao invés de prestar um bom atendimento ao público consumidor, com segurança no processo de fabricação, cervejas de qualidade e preços honestos, considerando toda a cadeia: fabricantes, distribuidores, bares e lojistas.

15) Previsão cervejeira para 2014

Não se trata de previsão, mas sim como gostaríamos que os negócios caminhassem … Esperamos que todas as articulações com os órgãos reguladores do setor, a recém-criada Associação Brasileira de Microcervejarias e o movimento em prol dos pequenos produtores artesanais, resultem em rápidas melhorias para que o “start” de novos projetos seja possível e eles se tornem viáveis. A partir daí, utilizar-se do pensamento sistêmico para que o sistema como um todo seja favorecido, aplicando uma visão compartilhada de futuro, que estimule a sinergia e para que o crescimento seja contínuo e sustentável.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s