Ulisses Malacrida

ulissesmalacridafot

NOME: Ulisses Malacrida

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Analista de sistemas, cervejeiro caseiro e colunista da seção Malte Papo no Guia Gastronômico What The Food

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Fico com a refrescância da Júpiter American Pale Ale, dos irmãos David e Alexandre. Tive a chance de acompanhar um pouco do trabalho deles, é merecido o sucesso.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Jan Kubis, ou “ian kubish”, como diz o criador, Murilo Foltran. Esta Lager curitibana ficou muito boa. Mas não posso deixar de citar a Imperial Pilsner colaborativa da Dama Bier com a Cervejaria Nacional, disponível na Brasil Brau; é uma cerveja que eu gostaria que virasse de linha.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Esse ano foi o da coruja japonesa; as Hitachino me impressionaram.  Para escolher uma, fico com a Nest White Ale, a Witbier da família.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Späten Oktoberfest, degustada na Oktoberfest de Blumenau. Pena que não foi para outros locais. Uma cerveja que, mesmo depois de eu ter passado por outras opções na festa, sempre descia muito bem.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Dama Bier IPA, gosto dela em garrafa, mas na pressão ela conseguiu surpreender.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

O meu destaque de 2013 vai para a Cervejoteca, que não é bem um bar, mas as tardes de eventos que o Ronaldo Rossi tem produzido, como a de costelinhas e buraco quente, têm sido muito bacanas. Na Cervejoteca fica-se muito à vontade, mesmo chegando sozinho, a cerveja ali cumpre o seu papel de ativador social: uma pessoa que você conhece ali numa tarde logo vira seu “amigo de infância”. As regras da casa? Pergunte ao Chef.

7) Melhor cerveja caseira

Numa Sabatinada que houve em abril na Cervejaria Urbana, tive a chance de provar a Pumpkin Ale feita pelo cervejeiro caseiro Rogério Siqueira, que me impressionou. Estava realmente muito boa, apresentando equilíbrio e drinkability excelentes; queria mais dela para tomar com uma costelinha de porco e com uma cocada de sobremesa.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Tenho acompanhado algumas pessoas estrangeiras no Instagram, e recentemente uma delas postou a foto de uma sazonal chamada Silent Night, uma Imperial Stout envelhecida em barril de carvalho de Bourbon, da Mother Earth Brew. Chamou-me tanto a atenção a foto que fiquei curiosíssimo para provar. São rótulos que eu gostaria de ter à disposição.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Este ano acompanhei muita novidade no All Beers do Raphael Rodrigues.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Nacional: a Santa Muerte, parceria da Mr. Beer e Dama Bier

Importado: De Molen, não sei por que, mas, em um ambiente com várias prateleiras, é tão fácil reconhecê-la. Simples, sóbrio e com todas as informações sobre o produto

Caseiro: Umma Cervejaria, do Alex Holanda

Não faz parte do rótulo mas da apresentação da garrafa: a tampinha da Hitachino ficou muito bonita. Já vi comentários de “vou tatuar esta corujinha”.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

A Brasil Brau, junto com o Degustabeer, foi um lugar muito bom para contatos, conhecer novidades do mercado e fomentar conhecimentos nas palestras. Ver o pessoal do curso do Senai de Vassouras participando, que é o sangue novo que vem por aí, é bastante animador.

12) Novidade do ano

A abertura dada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para ouvir os cervejeiros do Brasil e os pedidos de mudança na legislação. Isso pode representar uma mudança muito forte no segmento, trazendo mais abertura para a criatividade do cervejeiro. Não conseguimos tudo que queríamos, mas, aos poucos, quem sabe…

13) Melhor fato cervejeiro

Yes, nós temos a Tatiana Spogis, a terceira melhor sommelier de cervejas do mundo, não preciso dizer mais nada. Parabens Taty!

14) Pior fato cervejeiro

Tudo bem que o gatinho Monster morreu, mas Brooklyn, tinha de parar a produção da Monster Ale?

15) Previsão cervejeira para 2014

A inauguração do bar da Brewdog deve abrir caminho para novas iniciativas, assim como o Delirium vai abrir uma nova filial em Sampa. Quem sabe mais gente se anima a vir para o Brasil, ou expandir para outros centros. Para o cenário nacional, é um ano de Copa no Brasil e eleição, acredito que isso deve frear qualquer iniciativa de mudança no cenário de impostos e com o MAPA. De qualquer forma, a cultura cervejeira tem crescido e temos bastante material nacional e importado para indicar para os novos bebedores, e fazer este número crescer é uma tarefa nossa. Então a previsão, como sempre, é de muito, e árduo, trabalho para todos nós!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s