Tuca Paiva

tucapaivafot

NOME: Tuca Paiva

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: baixista da Banda das Velhas Virgens e cervejeiro caseiro, criador das receitas das cervejas do grupo, intituladas Rockin’ Beer.

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Foi surpresa pra muita gente (inclusive eu) e até objeto de críticas de alguns. Mas, ciente da seriedade e competência da Invicta, vou ficar com a 1000 IBUs deles, primeiro pelo sabor, segundo pela ousadia e coragem de detonar um caminhão de lúpulo numa breja.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Melhor é um conceito meio complicado, mas via de regra gosto das Lagers da Coruja e daria destaque para a Georgia da Mistura Clássica.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Uma que to bebendo bastante e está difícil de largar o osso é a Duvel Triple Hop… conjunto geral muuuuito bom.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Brooklyn Lager é uma que compro de caixa no Empório Alto dos Pinheiros.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Difícil especificar um só, dada a sazonalidade com que os chopes, especialmente os gringos, rodam por aqui. Gostei muito da Evil Twin Imperial Biscotti Break.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Não conheço muitos, mas aqui em sampa o Empório Alto dos Pinheiros é sempre muito bom… está sempre à frente nas novidades, sempre lembrando que nós, VELHAS VIRGENS abrimos um bar com uma proposta, no mínimo, interessante. Só vendemos cervejas artesanais NACIONAIS, e na chopeira (de 2 bicos por enquanto) sempre variamos as marcas e estilos (vale uma visita).

7) Melhor cerveja caseira

Apesar de ser homebrewer, nunca tive a oportunidade de participar de brassagens com muita gente, só agora que tenho recebido algumas coisas da galera… Legal que o pessoal está mandando muito bem. Porém, pra citar uma, fico com a Weizenbock compimenta rosa do Thiago Vendramin, de Curitiba.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Westvleteren 12, certamente, mas tem muito mais coisa pra chegar

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Leio sempre o FullPint e o Brejas

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Vixe, aí terei que fazer um voto “caseiro”. Gosto muito dos nossos rótulos, apesar de ter outros muito legais, e não posso deixar de citar os da Flying Dog; quando chegaram ao Brasil, simplesmente pirei na comunicação visual.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Ainda acho que estamos meio carentes nesta área, mas o melhor a que fui foi o de Blumenau, o Festival Nacional da Cerveja.

12) Novidade do ano

Movimento das cervejas de bandas. Aqui, teria de me alongar, mas vou só dizer que, apesar da polêmica, vejo como muito positiva essa iniciativa para todo o movimento cervejeiro nacional.

13) Melhor fato cervejeiro

Crescimento da aceitação das cervejas artesanais e consequente crescimento do movimento cervejeiro.

14) Pior fato cervejeiro

Vejo sempre o tema “cerveja” com uma visão muito positiva, nem sei muito bem destacar um fato em si, mas fica na mente que a cerveja artesanal ainda possui uma fatia ínfima do mercado e as grandes cervejarias continuam fazendo o povão beber suco de milho fermentado. E pior, faz a galera achar que tomar ultragelado (anestesiando papilas gustativas) é o certo. Fazer o quê, né?

15) Previsão cervejeira para 2014

Continuar conquistando espaço, o que já vem acontecendo nas mídias, com cada vez mais reportagens sobre o tema, o que deve ter reflexos no consumo. Acho realmente que em 2014 o lance vai expandir muito. Vejo a galera do meio empenhando seus melhores esforços para isso acontecer. Com criatividade, bom gosto e QUALIDADE, o ano vai ser de SUCESSO.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s