Tom Lima

tomdeliriumfot

NOME: Tom Lima

ESTADO: Rio de Janeiro

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: gerente do Delirium Cafe no Rio de Janeiro, também já trabalhou no Belgian Beer Paradise

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Dentre todas as cervejas nacionais, a Cacau IPA da BodeBrown, feita em parceria com a Cervejaria Stone (EUA), é a que mais se destaca pela ousadia ao unir o cacau aos lúpulos norte-americanos, em um perfeito equilíbrio de sabores e aromas.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

A Coruja Otus é a minha escolhida por mostrar que uma cerveja Premium Lager bem feita pode ter personalidade quando o assunto é agradar os diversos tipos de paladares.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

A belga Gouden Carolus Easter, cerveja sazonal, com perfil aromático e paladar festivo.

4) Melhor Lager estrangeira a venda no Brasil

O mestre Garrett Oliver e sua Brooklyn Lager têm a minha escolha e meu respeito. Cerveja refrescante e saborosa, ideal para qualquer momento em que o objetivo é matar a sede com uma ótima cerveja.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

O chope recém-chegado Viven Imperial IPA, uma verdadeira obra-prima para amantes de lúpulos e cervejas belgas.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Delirium Café, que desde sua inauguração, em 2011, arrebatou diversos prêmios perante à crítica especializada e teve reconhecimento junto ao público amante de cervejas com sua variada carta que atende a todos.

7) Melhor cerveja caseira

Rockbird Black H’Ops, do Afonso Dolabella, da Acerva Carioca. Uma Imperial Black IPA com 9,2%. A junção do cítrico dos lúpulos e o torrado do malte estava em perfeito equilíbrio com o corpo e o dulçor da cerveja e foi uma agradável surpresa para uma receita de panela tão potente.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

A incontestável Firestone, dos EUA. Detentora de diversos prêmios e fabricante das cervejas mais cultuadas do cenário artesanal mundial. Torço para que um dia essas preciosidades possam chegar até o nosso mercado e satisfazer o desejo dos cervejeiros daqui.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Ratebeer. Fonte de consulta e informação para qualquer situação.

10) Melhor rótulo nacional, importado ou caseiro

Flying Dog e seus rótulos que são um trabalho de arte; ora psicodélicos, ora irreverentes, ora divertidos. Serão sempre uma referência de desenho e mostram que sair do lugar comum é importante e traz reconhecimento não só pelo produto, mas também pela embalagem.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Brasil Brau. É o lugar onde os negócios acontecem e as novidades para os anos seguintes são testadas. Além disso, é o ponto de encontro de quem trabalha e vive de cerveja.

12) Novidade do Ano

Mondial de la Bière pela primeira vez no Brasil. Foi um evento que teve um saldo positivo para o mercado e cenário nacional, proporcionando o encontro entre cervejeiros, produtores e grande público de diversos lugares do mundo. Veio em 2013 e deixou o desejo de que venham em outros muitos anos.

13) Melhor fato cervejeiro

A expansão do mercado com novas cervejarias, novos bares e novos cursos voltados para a profissionalização do setor. Tudo isso nos aponta um cenário mais consistente e mostra que existe um lugar para todos que trabalham com paixão e dedicação a este tão precioso líquido: a nossa cerveja de cada dia.

14) Pior fato cervejeiro

A alta carga de impostos que ano após ano assombra as cervejarias, os importadores, os comerciantes e o público final.

15) Previsão cervejaria para 2014

Crescimento do mercado de cervejas artesanais no Brasil com a expansão de diversas fábricas e a chegada por aqui de novos rótulos importados, vindos dos EUA e da Europa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s