Tatiana Gomes

tatianamellogomesfot

NOME: Tatiana de Mello Gomes

ESTADO: Rio de Janeiro

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Sommelière de cervejas e autora do blog Aventuras Cervejeiras

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Cacau IPA da Bodebrown/Stone. O aroma dela faz a gente querer ficar cheirando a cerveja em vez de beber, rs. Mas, uma vez que se bebe, que delícia! Virou das minhas cervejas preferidas.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Morada Double Vienna. Pra mim, a pegada correta de malte com lúpulo.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Brooklyn Sorachi Ace. Não vou dizer que não haja melhores à venda. Pensei em pelo menos três excelentes. Mas realmente sou muito fã desse lúpulo e tem sido minha primeira opção de chope.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Vou da boa e velha tiro certo Brookyn Lager. O chope também chegou muito bom esse ano.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Melhor, Melhor, Melhor! Complicado! Mas esse ano minha devoção é à Cacau IPA!

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Esse ano, de fora do RJ, só visitei os de Curitiba. No RJ o cenário está absolutamente maravilhoso, com pelo menos 6 ou 7 bares tratando a cerveja com o respeito que ela merece. Realmente acho que os melhores desse ano estão no RJ, mas vou de Hop’n’ Roll em Curitiba, pra evitar a fadiga do autovoto (rs)

7) Melhor cerveja caseira

Black Anthrax, do Marlos Monçores, que se sagrou vencedora de todos os nossos concursos. Uma Imperial Stout com café, rapadura e melaço, de 17%. Mais café adicionado pelo método “dry-coffee” e cubos de carvalho e extrato feito em casa de baunilha em favas. Precisa falar mais?

8)Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Todas as Firestone. A Parabola é sensacional. E hoje lembrei da Velvet Merlin (Oatmeal Stout). Não tem pra ninguém.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Acho que os blogs precisam de atualização constante e de uma linguagem informal, como de um bate-papo, para serem interessantes. Não tenho acompanhado muta coisa porque acho que muitos têm se repetido. Mas minha fonte de consulta ainda é o Portal Brejas. Para dúvidas sobre produção de cerveja, indico o HenrikBoden, que também precisa se atualizar (puxão de orelha virtual).

10) Melhor rótulo de cerveja nacional, importado ou caseiro

Meu preferido desde sempre: Forbidden Fruit.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

O Mondial de la Bière, com todos os seus senões, de cobrança extremamente alta para o expositor, não só de estrutura mas também de percentual (alto) da produção vendida, o que inviabilizou diversas microcervejarias e bares de estarem lá, foi muito bem organizado. Farta distribuição de água, banheiros utilizáveis. Boa variedade de cervejas. De negativo, muuuuuito calor. Talvez uma mudança de local no próximo ano, para um mais fresco ou com ar-condicionado, rs, ajude.

12) Novidade do ano

Mondial de la Bière no Brasil

13) Melhor fato cervejeiro

O funcionamento da Cervejaria Fraga, depois de árduos anos de tentativa de se conseguir registro para venda de cerveja, devido à burocracia e corrupção do governo.

14) Pior fato cervejeiro

As constantes críticas sobre o que o outro está fazendo. Cada um faz o estilo, o rótulo, a cerveja que quer. O importante é que seja um produto focado na qualidade. Mas todo mundo quer meter um pouco o bedelho do trabalho do outro.

15) Previsão cervejeira para 2014

Inovaçao das cervejarias – muito inspiradas nos caseiros, o que é muito legal – em produzir tantos estilos e explorar tantos ingredientes. Abertura de mais bares focados na qualidade do serviço de bebida. Ou seja, vislumbro um amadurecimento do mercado. Um consumidor mais exigente, e arrogante também, é claro, mas faz parte. Um brinde!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s