Rodrigo Lemos

rodrigolemosfot1

NOME: Rodrigo J. Lemos

ESTADO: Minas Gerais

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Dono do blog BeerArchitecture e criador do Beer Tour

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Bebi muito a Way Die Fizzy Yellow IPA em 2013. Gostei da proposta, antenada com o que está rolando lá fora em matéria de American IPA.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Jan Kubis, mais uma criação cheia de personalidade dos guris da DUM.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Este ano veio muita coisa boa, Mikkeller, Evil Twin, Nøgne Ø e várias cervejarias americanas representativas. Escolho a Ballast Point Sculpin IPA como exemplo dos grandes rótulos que vieram pra cá em 2013.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Ayinger Celebrator, uma das melhores Doppelbocks que existem por aí. Clássica e muito saborosa.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Categoria difícil de votar, dado o grande aumento no número de rótulos oferecidos este ano, tanto nacionais como importados, mas gostei muito de beber uma Tripel Karmeliet fresquinha na pressão por aqui, por exemplo.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Voto no Rima dos Sabores, pela qualidade das cervejas e chopes oferecidos, a criatividade e inovação de sua cozinha e pelo clima “casa dos amigos” criado pelo Juliano, o melhor anfitrião de BH.

7) Melhor cerveja caseira

Não é nem pelo fato de ser uma homenagem ao melhor time do mundo, mas a Alvinegra é uma excelente Black Witbier produzida pelo amigo Carlos Henrique Vasconcelos. E este ano ela teve sabor de Libertadores da América.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Russian River Pliny The Elder é um belo exemplo dos rótulos americanos extraordinários que ainda não chegaram por aqui. Torcendo por boas novidades desta estirpe em 2014.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Outra categoria dificílima, porque existem muitos, muitos blogs bons por aí, cada um com uma abordagem diferente. Como também não quero exercer autovoto, elejo o Bebendo Bem do amigo Fabian Ponzi como um dos excelentes exemplos de blog atualizado, informativo e opinativo.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Acho os rótulos da Cervejaria Urbana sensacionais, em especial a Gordelícia. Cerveja combina com bom humor, sem sombra de dúvida.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Gosto muito da Uaiktoberfest de Nova Lima, a edição de 2013 foi especialmente alto astral. Festa cervejeira como deve ser.

12) Novidade do ano

Acho a ideia do Circuito Gastronômico Beer Chef uma excelente novidade, pelo fato de ser o primeiro festival gastronômico cujo foco é a harmonização cervejeira. A expectativa é que a próxima edição ajude ainda mais a popularizar o casamento das boas cervejas com bons pratos.

13) Melhor fato cervejeiro

Acho que chegamos a um ponto em que quase todo mundo já provou ou pelo menos ouviu falar das cervejas artesanais. A cerveja artesanal é uma realidade hoje, agora é hora de amadurecer o mercado e ser mais criativo e ousado do que nunca.

14) Pior fato cervejeiro

O fechamento de vários bares cervejeiros, pelo menos por aqui em BH. Pelo que pude perceber, os altos custos andam inviabilizando muitos negócios, e isto é muito ruim pra todo mundo.

15) Previsão cervejeira para 2014

Acredito que o interesse estrangeiro pelo nosso mercado irá aumentar ainda mais, trazendo mais novidades de fora para o mercado consumidor. Duas tendências que eu gostaria que pegassem de vez no País são o brewpub e as rotas de turismo cervejeiro, ambos conceitos ainda muito pouco explorados por aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s