Renê Aduan Jr.

reneaduanjr

NOME: Renê Aduan Jr.

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: gastrônomo, sommelier de cervejas, juiz do BJCP (Beer Judge Certification Program) e produtor de cervejas e hidromel

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

A Cacau IPA da Bodebrown/Stone é uma cerveja exuberante, mas pena que é produzida em quantidade muito limitada!

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Está cada vez mais difícil encontrar algo novo realmente bom. Vou continuar com quem mantém uma linha constante e responsável, portanto este ano a minha escolha vai para a Bamberg Rauchbier.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Orval e Saison Dupont

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Ayinger Celebrator, continua sendo a minha top.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

A Imperial Biscotti Break da Evil Twin; quando a plugaram no Empório Alto dos Pinheiros, quase bebi o barril inteiro (rs).

6) Melhor bar cervejeiro nacional

São dois de que gosto bastante: Confraria Paulistânia, que possui uma ótima ambientação, ótimo serviço, boas porções e as cervejas interessantíssimas da Bier&Wein; e Frangó, que ainda impera no serviço e gastronomia, coisas que para mim continuam sendo fundamentais e mais importantes do que ostentar um cardápio gigante de cervejas.

7) Melhor cerveja caseira

A que me impressionou muito e que me deixou crédulo que é possível fazer algo deste tipo com ótima qualidade veio da linha Fortuna “Black Oak Series – Experiment”, do cervejeiro caseiro Nelson Bakaus Jr. Tomei a com espirais de carvalho meia tosta embebido em rum. Simplesmente espetacular e mereceu muito o Best of Show, mesa que eu estava julgando (no Concurso de Cerveja Caseira da Acerva Paranaense).

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Nossa, tomei tanta coisa boa e top que não vem pra cá… Vou apontar uma que me conquistou justo pela relação potência x equilíbrio, a americana Russian River e sua fantástica Pliny the Elder.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

O site da Brewers Association possui um vasto material, muito consistente e disponível.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Gosto de coisas simples, tortas, “feias” mas bem explicativas; portanto continuo com a linha da De Molen. Mas um que me direciona a beber e vende exatamente o que tem no líquido é o rotulo da Founders All Day IPA. Aquela figura do carro com a canoa em estrada rural lembra gente feliz saindo de férias, tudo a ver com o produto.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Não tenho dúvidas de que ainda é o Beer Experience.

12) Novidade do ano

Foi a melhor Berliner Weiss que já tomei em toda minha carreira de sommelier e cervejeiro. Esta cerveja, sem nome, é feita pelo mestre Marshall (professor da VLB em Berlim), sendo a coisa mais raiz e inusitada que se pode ter no estilo. Realmente não esperava bebê-la na fonte, pois é muito raro tê-la disponível na cervejaria piloto.

13) Melhor fato cervejeiro

Minha querida Tatiana Spogis ter faturado a importante colocação entre os melhores sommeliers da Doemens (nota do blog: ela foi a terceira colocada em concurso realizado na Alemanha em setembro, com participantes de todo mundo).

14) Pior fato cervejeiro

Continua sendo a carga tributária na cerveja em nosso País. Mas, pior que isso, é uma parcela do mercado se aproveitando deste pretexto para jogar o preço nas alturas. Este ano vi valores bizarros não compatíveis com um produto tão popular que é a cerveja. Mesmo aqui no Brasil ganhando um status de “especial”, ficam ridículos e descabidos os valores proibitivos. Isso queima importador, cervejeiro, loja e produto de forma irreversível, já que o consumidor está cada vez mais informado e alinhado com o que ocorre fora do “quadrado especulativo”.

15) Previsão cervejeira para 2014

Gostaria de ter uma bola de cristal, como não tenho vou apostar na abertura de mais brewpubs, bem como na profissionalização em massa de cervejeiros caseiros como foi o caso da Urbana, Júpiter, Morada, DUM e outros.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s