Rafael Moschetta

rafaelmoschettta

NOME: Rafa Moschetta

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: gerente de marketing da Cervejaria Colorado e sócio da Academia de Ideias Cervejeiras, organizadora dos festivais IPA Day Brasil e A Pint With The Queen.

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Juro que tentei evitar o “autovoto”, mas todos que acompanham as minhas postagens nas redes sociais sabem o quanto eu sou apaixonado pela nossa Ithaca Oak Aged. O único lote feito desta Imperial Stout envelhecida em carvalho deixou muita saudade e, depois da medalha de platina conquistada no Mondial de la Bière no Rio de Janeiro, tivemos de achar um espaço na marra para produzir novamente esta cerveja em 2014.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Jan Kubis da cervejaria DUM. Gosto muito de todas as cervejas da galera da DUM, mas a Jan Kubis foi uma excelente surpresa em um mercado quase sempre dominado por Ales.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Aqui, vou dividir meu voto entre duas cervejas, a Duchesse de Bourgogne e De Molen Rhythm & blues, duas excelentes cervejas.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Brooklyn Lager, excelente custo-benefício. Cerveja para ter sempre na geladeira.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Nada como tomar chope no pé da fábrica, meu voto vai para a Colorado Vixnu saindo das torneiras do nosso bar aqui em Ribeirão, o Cervejarium.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Para mim, o melhor bar é aquele onde você encontra amigos e se sente em casa, claro que sempre acompanhado de excelentes opções cervejeiras. Vou dividir meu voto entre dois lugares onde realmente me sinto em casa, o primeiro é o Vila Dionísio Ribeirão Preto, que junta como poucos ótimas cervejas, boa música e decoração sensacional. O segundo é um bar “Porta fechada” de Atibaia, o Biergarten do Bruno Rossi, também proprietário da loja Beer Online. Quem estiver passando na cidade tem de entrar em contato com ele para poder conhecer, lá só entram convidados e não tem lugar melhor na cidade para comer um hambúrguer e aprender sobre cultura cervejeira.

7) Melhor cerveja caseira

Confesso que estou um pouco por fora das novidades nas panelinhas, vou votar na Ginger Ale do João Becker que, mesmo sendo um clássico entre as caseiras, sempre me surpreende.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

La Bretteuse, da cervejaria canadense Le Trou du Diable, esta IPA envelhecida por 18 meses em barris de Syrah cheios de brettanomyces é simplesmente indescritível.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Bebendo Bem do Fabian Ponzi e All Beers do Raphael Rodrigues, o primeiro pelas excelentes matérias e o segundo por ser muito informativo e ágil.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Double Vienna da Cervejaria Morada, rótulo muito bonito e um ambigrama sensacional.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Aqui eu seria injusto se votasse em apenas um. Assim como aconteceu, e ainda acontece, com o número de cervejarias, cada dia aparece um novo evento cervejeiro no Brasil. Isso é muito importante para que o consumidor aprenda a fazer as escolhas dos que melhor atendem suas expectativas. Para mim, os melhores do ano foram o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau, Mondial de la Bière no Rio de Janeiro e o nosso IPA Day Brasil aqui em Ribeirão Preto.

12) Novidade do ano

O anúncio do Bar Brewdog em São Paulo, estou louco para conhecer.

13) Melhor fato cervejeiro

A criação da Associação Brasileira das Microcervejarias, já tinha passado da hora.

14) Pior fato cervejeiro

Nenhuma novidade aqui, mas a alta carga tributária e a demora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na aprovação das receitas continuam sendo nossos maiores problemas.

15) Previsão cervejeira para 2014

Como já disse o Raphael Rodrigues no blog AllBeers, temos muitos motivos para ficar empolgados com o 2014 cervejeiro: novos bares, muitas cervejas colaborativas em desenvolvimento, novos festivais e finalmente uma Associação de Microcervejarias para defender os nossos interesses. Estou bastante otimista!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s