Rafael Aquino

rafaelaquinofot

NOME: Rafael Aquino

ESTADO: Minas Gerais

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Analista em telecomunicações, cervejeiro produtor da marca Munchkin e cervejeiro caseiro

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Não é segredo que sou fã das cervejas da Benedith e a Rota do Cerrado, que já era uma grande IPA que me cativou no primeiro gole, ficou ainda melhor com dry hopping de lúpulo Simcoe em sua edição especial de 2013.
2) Melhor Lager produzida no Brasil
Para Uberlândia, no Triangulo Mineiro, 2013 foi um ano muito importante no que diz respeito à cultura cervejeira. Nosso publico apurou o paladar, muitos bares e lojas especializadas se estabeleceram na região e, além disso, as distribuidoras colocaram a cidade definitivamente no mapa cervejeiro. Com isso tivemos fácil acesso a grandes marcas nacionais e importadas, nestes locais próprios de cultura cervejeira e também nos principais supermercados, e a um preço bem acessível, pude comprar minha Lager predileta de 2013, a Bamberg Munchen, uma Munich Dunkel. A cerveja me impressionou pelo equilíbrio, notas de caramelo, biscoito, toffee, um floral muito bom. Bela cerveja.
3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Foi a indicação de um amigo, o Rafael Sanzio do Bazar Gourmet, que me fez levar pra casa uma Speakeasy Prohibition. De cara o rótulo me levou a uma crise de melancolia, devido ao tema mobster, também adotado pela turma da antiga Mob Bier dos amigos Patricio, Rick e Vittorio. Ótimas cervejas saíam de suas panelas e com essa americana da Califórnia não foi diferente. A Speakeasy Prohibition é uma Amber Ale muito fácil de beber.
4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Apesar de já estarem aqui há tempos, em 2013 as cervejas da Brooklyn Brewery se tornaram mais presentes nas prateleiras cervejeiras do Brasil, e minha escolha é a  Brooklyn Lager, uma Vienna Lager muito boa, feita em Nova Iorque e que realmente faz jus à posição de “carro chefe” da cervejaria do mestre Garrett Oliver.
5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil
Chope Überbräu HopStar, uma cerveja muito boa, de muita personalidade que infelizmente só pode ser consumida no bar da fábrica, no Mercado Municipal de Uberlândia. Já soube por fontes seguras que a Überbräu irá envasar em breve, e tenho certeza que as garrafas vão ganhar o Brasil, assim como as cervejas da Benedith.
6) Melhor bar cervejeiro nacional
Não tive muita chance de fazer viagens cervejeiras, mas esse ano pude conhecer o Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo. Pode parecer um lugar normal para os nativos da cidade grande, mas um cervejeiro de interior como eu, ao entrar ali, fica literalmente perdido, sem saber por onde começar com tantos rótulos diferentes e de todos os lugares do mundo. Para mim foi a melhor experiência cervejeira do ano, poder tomar minha Munchkin Goosfraba saída de geladeiras e torneiras onde estiveram cervejas memoráveis e em um lugar que é realmente um ícone cervejeiro. O que mais me deixou impressionado foi o carinho e a evidência que eles dão às cervejas nacionais, isso me empolgou mais ainda.
7) Melhor cerveja caseira
Alguns cervejeiros impressionam pela inventividade e criatividade, mas quem conhece duvida que tenha muitos que se equiparam ao amigo Flavio Jordok e seus companheiros de panela. A Baleia Anfíbio feita por Jordok, Abilio e Marcelo é minha escolha, uma Imperial Stout cheia de mistérios e segredos, e como dizem. mentiras e verdades. Apesar dos 6%, é uma cerveja bastante potente no paladar, com muito malte torrado. Apesar de o ingrediente não ser utilizado na receita, possui notas de canela intensas, tanto no aroma quanto no paladar. Muito equilibrada; segundo eles, leva sementes de umburana na receita. Uma cerveja que me impressionou muito.
8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Seria muito bom poder buscar uma Dogfish Head no supermercado e poder pagar um preço decente por ela, em especial uma Punkin Ale. Eu sei que nem os americanos conseguem tomar uma Punkin Ale do beer star Sam Calagione sem enfrentar uma fila quilométrica, mas sonhar é de graça.
9) Melhor blog ou site cervejeiro
São muitos os blogs cervejeiros que eu sigo e que são os meus favoritos em igual teor, e qualquer voto aqui não seria totalmente representado como o melhor blog de 2013, mas devido ao grande conteúdo técnico que ajuda muito não só quem está iniciando no homebrewing mas também é uma mão na roda pra já velhos de casa, eu voto no blog do mestre Daniel Barros (http://henrikboden.blogspot.com.br/), onde esse ano pude inaugurar uma sessão de entrevistas contando um pouquinho de minha história.
10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro
Um auto voto aqui poderia soar muito suspeito, mas eu gostei muito do rótulo da Munchkin Goosfraba que lançamos, eu e meus sócios André Navarro, Pedro Storti e Saulo Campolina, nesse final de 2013. Talvez devido a uma apresentação que foge muito do tradicional e pela arte divertida do estúdio Farandula, além de um belo trabalho de impressão que resultou em um rótulo muito bonito e original.
11) Melhor evento cervejeiro nacional
Apesar de não se comparar em tamanho ou em glamour com grandes outros eventos no Brasil como o recém-estabelecido Mondial de La Bière, o FICC (Festival Invernal de Cultura Cervejeira), que teve sua primeira edição esse ano em Uberlândia, foi um grande acontecimento cervejeiro na região. Experimentamos a união e a cooperação da maioria das empresas envolvidas com a cultura cervejeira da região. Foi uma pequena faísca para um evento que, acredito, ainda vai crescer muito.
12) Novidade do ano
Um aumento considerável de interessados no mercado de cervejas especiais, muitos beer sommeliers se formando, microcervejarias sendo criadas, muitas pessoas se certificando no BJCP (Beer Judge Certification Program) e se capacitando em cervejaria para construir uma base sólida para produzir e servir cerveja de qualidade para nossa gente.
13) Melhor fato cervejeiro
Em todo Brasil, vimos uma melhor organização dos grandes players do mercado de microcervejarias e o ponto alto foi a criação da Associação Brasileira de Microcervejarias, que vai contribuir muito para melhorar as condições de produção, sendo uma entidade com voz para reivindicar e se fazer ouvir perante o governo.
E em Minas vimos a coisa esquentar: depois do Projeto de Lei No 1208/2011, que institui o PROGRAMA MINEIRO DE INCENTIVO A PRODUÇÃO DE CERVEJAS E CHOPES ARTESANAIS, em setembro, veio uma agradável surpresa em dezembro com a LEI Nº 21.016, que derrubou a carga tributaria das microcervejarias em Minas Gerais, a exemplo de outros Estados brasileiros. Para se ter uma ideia, o ICMS para o segmento em Minas não poderá passar de 8%; acredito que isso foi o primeiro passo pra algo muito maior em nível nacional.
14) Pior fato cervejeiro
A demonização das cervejas caseiras aos olhos dos órgãos reguladores e do governo, reprimidas e excluídas de eventos, mesmo que direcionados. Em alternativa a trabalharem uma solução aos moldes de outros países onde a cultura do homebrew é tratada com o devido respeito ou, no mínimo, com a devida liberdade, optam por simplesmente caçar, detectar e neutralizar os focos de cerveja caseira como se fossem um incêndio a ser combatido em prol da preservação de uma hipocrisia moral. Me entristece mais ainda o senso de auto preservação daqueles que esqueceram que vieram das panelinhas e que discursam sobre a venda de cerveja caseira como se fosse algo feio, vulgar, vergonhoso e que deve ser evitado. A cerveja caseira foi e vai continuar sendo um motor muito potente da cultura cervejeira e que ainda vai fazer muito barulho.
15) Previsão cervejeira para 2014
Muitas microcervejarias novas vão brotar em 2014, talvez motivadas pelas facilidades e incentivos que os Estados estão praticando ou pela oportunidade gerada pela realização da Copa do Mundo e a quantidade de gringo passeando pelas ruas, já habituados a tomar cerveja boa em sua terra natal. O  mercado vai estar aquecido.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s