Pedro Fraga

pedrofragafot

NOME: Pedro Fraga

ESTADO: Rio de Janeiro

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Designer Gráfico, cervejeiro caseiro

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Mesmo não sendo de fácil acesso pelo porte da cervejaria e do preço, meu voto vai para a Bodebrown/Stone Cacau IPA que, quando está fresca, tem aroma e sabor incríveis. Gol de placa do Samuel e cia.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

O equilíbrio e a qualidade da Bamberg Camila Camila ainda a mantém no trono das Lagers nacionais para mim, mesmo tendo bons concorrentes em outras cervejarias. É sempre a minha primeira cerveja quando vou a algum bar que a disponível no barril, e tento comprar regularmente para ter em casa.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Essa é fácil: a Orval é a cerveja que eu escolheria para beber sempre, caso só pudesse optar por uma.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Com o sumiço da Samuel Adams nas prateleiras, fico na Brooklyn Lager pelo custo-benefício.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

A American Pale Ale Hopium, da Confraria do Marquês, que está sempre fresca e com lupulagem afinada e marcante. Para quem quer conhecer o Rio, provar um copo dela entra na lista de atrações turísticas obrigatórias.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Empate técnico entre o Botto Bar e o Pub Escondido, ambos no RJ. 20 e 24 torneiras, respectivamente, com câmara fria fazendo armazenagem apropriada e comida de alta qualidade para acompanhar.

7) Melhor cerveja caseira

O pessoal da Acerva Carioca anda produzindo tanta coisa boa que é injustiça nomear um só, mesmo que seja a Chocomenta American Stout produzida por um tal de Pedro Fraga 🙂

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Na verdade, essa cerveja até chegou ao Brasil no final de 2013, mas com acesso extremamente limitado. A Sublimely Self-Righteous Ale (Black IPA) da Stone, dentro dos três meses de validade impostos pela cervejaria, é de um frescor tão absurdo que não me permite escolher qualquer outra no momento. Fiquei cheirando a garrafa vazia por uns dois dias …

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Ando me mantendo atualizado mais pelo Facebook. Acho que esse ano os blogs em geral perderam um pouco o gás, mas vou botar a culpa no fim do Google Reader.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Gostei dos rótulos novos da Wensky, para as cervejas Curupira, Lobisomem e Saci. Os da Cervejaria Júpiter também são bem bacanas. Como designer, torço por revoluções nesta área, que acho que anda meio deixada de lado por algumas cervejarias.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Meu voto vai para o Festival Carioca da Cerveja Artesanal, realizado pela Acerva Carioca (que vai este ano para sua terceira edição). Mas não posso deixar de elogiar o Mondial de la Bière, que me surpreendeu positivamente e tem tudo para melhorar ainda mais, caso aconteça novamente.

12) Novidade do ano

O aumento de variedade e qualidade de insumos importados para o Brasil. Os lúpulos australianos importados pela Malte & Cia, por exemplo, chegaram (de avião!) no Brasil pouco tempo após a colheita. Para cervejas focadas em lúpulo, o frescor é um diferencial ímpar.

13) Melhor fato cervejeiro

A disposição e vontade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em alterar suas normas, o que vai permitir mais novidades por conta das cervejarias com maior vontade de inovar.

14) Pior fato cervejeiro

A manutenção da cultura de cerveja para tomar uma vez, independente de a culpa ser de cervejarias/importadoras focando em cervejas de luxo ou da alta carga tributária. Tudo piora quando você compra cerveja em uma promoção, sem saber a data de produção, e descobre que o lúpulo daquela IPA americana já foi deportado…

15) Previsão cervejeira para 2014

Para começar o ano com otimismo, a mudança dessa cultura. Algumas cervejarias já vêm focando em cervejas para o dia a dia e creio que essa será uma diretriz a ser seguida por todas em 2014. Torço também por uma maior união entre as cervejarias para brigar por mudanças em impostos e (falta de) incentivos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s