Pedro Bianchi

pedrobianchifot

NOME: Pedro Bianchi

ESTADO: Paraná

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Sommelier de cervejas e juiz do Beer Judge Certification Program (BJCP)

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Esse ano minha escolha vai pra Bodebrown/Stone Cacau IPA. No começo, achei a ideia de colocar cacau numa American IPA um pouco sem sentido. Mas o resultado final foi uma das cervejas mais surpreendentes que tomei nos últimos tempos. No bom sentido, claro.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

De novo para Curitiba, minha escolha é a DUM Jan Kubis. A ideia de cervejas lupuladas, leves, refrescantes e limpas me agrada bastante. E o fermento de lager parece ajudar nessa limpeza. Além do mais, essa cerveja é um tapa na cara de quem fica com frescura de que só bebe Ales e tem um certo preconceito com as Lagers.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Quando fui pro Tørst, fiquei bem curioso para provar as cervejas que Jeppe Jarnit-Bjergsø tinha feito pro bar. A Front Room, maturada em barris de vinhos de Málaga, foi a cerveja mais absurda que provei nos EUA e provável que durante o ano todo. Fiquei muito contente quando a Beer Legends anunciou que traria esse e mais outros rótulos excelentes da Evil Twin.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Sinceramente, não lembro de nenhuma Lager que se destaque nas importadas. Vou ficar com a clássica Paulaner Salvator.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Mais um vez vai para Beer Legends e Evil Twin. De todos os chopes importados, o melhor, pra mim, é o Evil Twin Even More Jesus. Mas acho que devem ser mencionados o Imperial Biscotti Break, também da Evil Twin, e o Hel & Verdoemenis da De Molen.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Meu voto vai para o Empório Alto dos Pinheiros. Mesmo o serviço pecando um pouco por estar sempre lotado, é o que tem, de longe, a maior variedade, preços e um ambiente bacana. Sempre que vou a São Paulo dou um jeito de passar por lá.

7) Melhor cerveja caseira

Confesso que esse ano não provei muita coisa de cerveja caseira, mas a Best of Show do concurso da Acerva-PR foi, com certeza, a que mais se destacou para mim. Da cervejaria Fortuna, do Nelson Bakaus e do Zize Silveira, era uma Imperial Stout maturada com uma espiral de carvalho que foi embebida em rum. Simplesmente brutal.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

A grande maioria dos melhores rótulos que tomei esse ano não são importados pro Brasil. Até queria votar em algo que não fosse dos EUA, mas não tem como. Acho que meu voto vai pra Sam Adams Utopias 10th Anniversary. Não sei se é a melhor, mas com certeza uma das mais diferentes.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Difícil escolher só um, até porque as propostas são tantas. Gosto do trabalho de pesquisa e do jeito que o Alexandre Marcussi escreve em “O Cru e o Maltado”. Mas também gosto das notícias rápidas de blogs como o All Beers do Raphael e do FullPint do Fabrício.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

É muito puxa-saquismo eu escolher de novo o Paraná? Sempre achei os rótulos de cervejas brasileiras um pouco pobres, mas o da Double Vienna da Morada, com aquele ambrigama, ficou demais.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Também não pude comparecer a muitos eventos, mas pra mim o Festival Nacional de Blumenau é o melhor organizado por essas bandas.

12) Novidade do ano

Maior acesso a leveduras líquidas. Ainda mais as leveduras fresquinhas da Bio4.

13) Melhor fato cervejeiro

O grande número de cervejeiros caseiros que estão se profissionalizando e fazendo comercialmente suas cervejas. É legal ver o movimento crescendo, mais ou menos como ocorre nos EUA e alguns países fortes em cerveja na Europa.

14) Pior fato cervejeiro

Novamente vai para as tributações.

15) Previsão cervejeira para 2014

Difícil fazer algum tipo de previsão pra esse ano. Mas espero sempre que apareçam cervejas nacionais cada vez melhores, para brigar de igual com cervejas de fora, mas com um preço competitivo, como acontece em qualquer lugar.

One thought on “Pedro Bianchi

  1. Pingback: Jan Kubis: a melhor lager de 2013* | DUM Cervejaria

Leave a Reply

