Paulo Feijão

paulofeijaofot

NOME: Paulo Rogério Bettiol

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Sommelier de cervejas da Dama Bier, de Piracicaba

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Colorado Ithaca. Apesar da dificuldade em encontrá-la, esteve disponível em eventos aqui no Brasil. Uma cerveja robusta, complexa e que poderia ser mais fácil de achar em pontos de venda.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Particularmente a Imperial Pilsen, cerveja colaborativa da Dama Bier e da Cervejaria Nacional, ficou bem de acordo com a proposta. Somente lúpulos europeus, força alcoólica e equilíbrio. Quem sabe este ano ela volte…

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Marcante e cheia de personalidade foi a Brewdog San Diego Scotch Ale. Trata-se de uma Imperial Scotch Ale que foi envelhecida em barris de uísque, depois foram adicionadas uvas passas embebidas em Rum Ballast Point, um néctar.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Andechser Doppelbock Dunkel, dispensa comentários. Uma cerveja completa, cheia de sabores, para mostrar que Lager não serve somente para refrescar.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Ano passado tomei o chope da Holy Cow da Seasons, feito em parceria com a Green Flash; realmente é de quase tirar o esmalte dos dentes, baita cerveja.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

A Cervejaria Nacional tem um bar fantástico, com cerveja fresca, pessoal bacana, boa comida e uma excelente música. Vale muito a pena, ainda mais quando tem lançamento de alguma sazonal.

7) Melhor cerveja caseira

Drei Adler Lobisomen Belgian Dark Strong Ale, que foi produzida com mosto de Uvas Teroldego e maturada com Cubos de Carvalho Húngaro de torra média, ficou sensacional; seus 12% estão perigosamente escondidos. Lembrou muito uma bela Oud Bruin belga.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Firestone Double Jack; todos no mundo que curtem cerveja devem degustá-la um dia.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Acho o trabalho do Raphael Rodrigues do All Beers bem bacana, superinformativo e dinâmico.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Talvez eu tenha falado deste rótulo ano passado, mas ele ainda permanece no topo pelo conceito, pela história e, claro, por ser bonito. Falo do rótulo da Cerveja do Amor da Bodebrown.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

O Festival da Cerveja em Blumenau, pela honestidade em divulgar a cerveja, apesar de o IPA DAY ter sido um ótimo evento também. Pode metade do voto para cada um?

12) Novidade do ano

O MAPA ter recebido as sugestões das microcervejarias para alteração na atual lei.

13) Melhor fato cervejeiro

A permanente conquista das cervejarias brasileiras em concursos internacionais. Para alguns pode não significar nada, mas chegar no pódio ao lado de cervejarias com mais de 100 anos de atividade é muito bacana. Em 2013 tivemos brasileiras recebendo diversos prêmios pelo mundo, o que é muito bom. Esse ano, espero, tende a aumentar o número de conquistas.

14) Pior fato cervejeiro

O aumento de “eventos” cervejeiros com pouca estrutura e mal organizados, deixando cervejarias, clientes e fornecedores insatisfeitos. Temos de melhorar isso.

15) Previsão cervejeira para 2014

Rótulos nacionais ainda mais inventivos circulando pelas mãos dos brasileiros, mais cervejas colaborativas entre as cervejarias.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s