Nicholas Bittencourt

nicholasbittencourtfot

NOME: Nicholas Dacal A. Bittencourt

ESTADO: Rio de Janeiro

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Analista de sistemas, editor do blog Goronah

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Mesmo com toda polêmica que cercou o lançamento, a Invicta 1000 IBU se mostrou uma cerveja excelente. Equilibrada e sem defeitos, mesmo com a carga excessiva (não pra mim) de lúpulo. Alta qualidade técnica!

2) Melhor Lager produzida no Brasil

A X-Imperial Lager, a “Lagerzinha” produzida em parceria entre a 2Cabeças e a Penedon para o Mondial de la Bière; é uma cerveja que chuta bundas!

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Tenho experimentado muitas novidades e a Femme Fatale Brett, uma IPA da Evil Twin, me chamou bastante a atenção. Para quem não conhece, se trata de uma American IPA complementada com Brettanomyces, o que confere uma acidez ao estilo.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Também da Evil Twin, a The Cowboy, uma Pilsen defumada que, assim como sua gêmea Mikkeller, está definindo um novo estilo de cerveja.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Esse ano chegaram alguns barris de Ola Dubh ao Brasil. Acho que não preciso falar muito além disso…

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Frequentei muito o Cerveja Social Clube (Tijuca, Rio de Janeiro) esse ano, mas não depois da ampliação. O que me cativou no lugar foi o espaço tranquilo para bater papo com os amigos após o trabalho, sem música alta ou ter que ficar parado de pé aguardando liberação de mesas.

7) Melhor cerveja caseira

No Festival Carioca da Cerveja Artesanal pude experimentar uma Saison com “limão em pó”, segundo a descrição, que estava particularmente deliciosa. Não me recordo o nome do cervejeiro.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Fiz uma viagem ao Chile esse ano e as cervejas de lá merecem atenção, principalmente a Gran Torobayo, da Kunstmann. É uma pena pensarmos apenas nas importações de Estados Unidos e Europa, com boas cervejarias nos vizinhos sul-americanos.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

O blog Cervas Clube é um dos que se destaca nesse meio ultimamente, pois, além de ter sempre conteúdo diversificado e interessante, tem o bônus de estar fora do eixo Sul-Sudeste, onde se encontra a maior parte dos blogueiros.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

A Bad Rabbit, cerveja comemorativa de Páscoa da Have a Nice Beer. A arte ficou muito legal, algo diferente do padrão de mercado.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

O Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, prima pela organização e espaço. Um dos poucos onde você consegue, com conforto, conhecer os lançamentos de várias cervejarias e ainda bater um papo com os cervejeiros. Além dos eventos paralelos que ocorrem, como foi o caso da brassagem coletiva na Das Bier.

12) Novidade do ano

As importações pontuais para eventos aparecendo como um destaque de importadoras e bares, como as Dogfish Head e Lagunitas que chegaram para o Mondial de la Bière pela Buena Beer; ou as Stone que tiveram um evento especial no Escondido Pub/CA.

13) Melhor fato cervejeiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) dando continuidade ao projeto de revisão da legislação relativa ao processo de produção de cerveja no Brasil. Que possamos caminhar ao equilíbrio entre a proteção ao consumidor e a celeridade que esse mercado precisa.

14) Pior fato cervejeiro

A invasão de bandas que usaram a cerveja como muleta para voltarem à mídia, muitas delas sem participar da concepção da bebida ou apenas usando receitas já lançadas com uma nova rotulagem.

15) Previsão cervejeira para 2014

Acredito que haverá um maior investimento nas microcervejarias, principalmente por pessoas que não são do ramo e viram um filão de mercado. Para quem tem conhecimento do negócio, se souber trabalhar nesse mercado e tiver os contatos corretos, é uma oportunidade de se lançar como cervejeiro.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s