Luís Celso Jr.

NOME: Luís Celso Jr.

ESTADO: Paraná/São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Sommelier de cervejas, jornalista e dono do blog Bar do Celso

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Colorado Ithaca Oak Aged é fantástica. Pena que ainda não está à venda. Mas deve chegar ao mercado em breve.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Provei poucas Lagers esse ano. Mas O Calibre, German Pils da banda Paralamas do Sucesso, produzida pela Cervejaria Bamberg, me supreendeu. Ainda mais pela dificuldade de encontrar boas Pils importadas em plena forma no Brasil (a viagem costuma ser cruel com as cervejas mais sensíveis).

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Puxa, essa é difícil. Injusto escolher só uma. Mas dentre as novidades de 2013, uma que me marcou foi a Mikkeller – Grassroots Wheat Is The New Hops. Das poucas Brett Ales que temos no Brasil. Por isso, fica com meu voto.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Essa também é difícil, mas pelo motivo oposto. Não lembro de Lagers importadas que tenham me marcado esse ano. Para ser justo com o irmão do mal, fico com a The Cowboy, Smoked Pilsener da Evil Twin.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

DUM Petroleum. Acho que conseguiu superar a irmã, Wäls Petroleum, e em chope fica melhor ainda.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Mantenho minha opinião do ano passado. É o Hop’n Roll, de Curitiba. Eles conseguem aliar sucesso de público e crítica. Tem um jeito descolado e acessível ao público geral além de coisas importantes para cervejeiros, como variedade e boa conservação dos chopes.

7) Melhor cerveja caseira

O concurso nacional das AcervAs de 2013 teve ótimas cervejas. Voto na sutileza da Best Of Show, a Weizen com amendoim torrado e rapadura batida de Kelvin Azevedo de Figueiredo, de Minas Gerais. Mereceu o prêmio.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Não viajei para fora esse ano, o que limita as opções experimentadas. Mas tive a oportunidade de provar algumas que não são importadas regularmente na Brasil Brau e no Mondial de La Bière. As canadenses Le Trou du Diable e Dieu du Ciel, degustadas no evento do Rio de Janeiro, deixaram uma grande vontade de conhecer mais sobre as cervejas daquele país. São muito boas e chegaram em ótima forma. Se tenho que escolher uma, fico com a Dieu du Ciel Aphrodisiaque, American Stout com cacau.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Sou blogueiro, mas esse ano foi conturbado para mim e isso se refletiu no meu blog. Ou seja, não seria sincero se votasse em mim mesmo. Prefiro dar meu voto a quem teve sucesso nesse ramo. Para mim, o melhor blog de 2013 foi o All Beers, do colega Raphael Rodrigues.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

A melhor que degustei esse ano foi a Best Of Show do 2º Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa. A Fortuna Rum Oak Imperial Stout, feita por Nelson Bakaus Jr, também um dos finalistas do concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn de 2013. Uma Imperial Stout maturada com chips de carvalho americano embebidos em Rum. Uma delícia.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Acho que foi o Mondial de La Bière, pela importância simbólica que tem ao ser o primeiro festival internacional de cervejas no Brasil.

12) Novidade do ano

A Novidade do ano, para mim, é o melhor evento do ano, e vice-versa. O motivo é o mesmo. Acredito que a realização do Mondial de La Bière no Brasil, por ser o primeiro festival internacional a vir para cá, é um ótimo precedente de muitos outros que acredito que virão.

13) Melhor fato cervejeiro

Esse ano foram anunciadas algumas novas publicações sobre cerveja. E isso é bom para todos. Finalmente, após os primeiros anos de crescimento do mercado, empresários estão apostando em conteúdo especializado sobre o assunto.

14) Pior fato cervejeiro

Com o crescimento do mercado de cervejas especiais no País também vem um certo desajuste. Não vou aqui colocar juízo de valor. Oportunismo ou não, fica a critério de cada um. Mas alguns estão sendo realizados visando apenas o lucro. Vejam, disse apenas. Não há nada de errado em querer lucrar. Mas é preciso o mínimo de identificação com a causa pela qual todos batalhamos: a cultura cervejeira.

15) Previsão cervejeira para 2014

Vão surgir muitos novos negócios da cerveja. De lojas e bares até novos modelos. E isso vai deixar a nossa querida cerveja ainda mais em evidência.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s