Luciano Castro

lucianocastrofot

NOME: Luciano Castro

ESTADO: Rio Grande do Sul

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: autor do blog O Mestre Cervejeiro

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Cacau IPA Bodebrown/Stone. A técnica utilizada e o resultado surpreenderam em seu lançamento.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Gostei muito da cerveja Pilsen feita com exclusividade para o aniversário do Bar Apolinário de Porto Alegre. Com possibilidade de chopp e garrafa, ficou muito bom em ambas.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Gouden Carolus Cuvée Van De Keizer 2013

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Neste ano não lembro de uma importação marcante de Lager.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

BrewDog Punk IPA. Sempre entregando o produto que esperamos. O BierMarkt, bar de Porto Alegre, merece a referência em cuidar deste chope com o devido respeito e mantê-lo no cardápio.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Não conheço todos. Quero conhecer o do meu amigo Botto com grande expectativa, sei que ele tem o conhecimento para servir muito bem o público e ganhou o melhor chope do Rio em 2013. Os que conheço precisam melhorar em um aspecto ou outro. Para esse item é preciso elevar o nível. Não é quantidade de cervejas disponíveis que faz um bar ter qualidade nos serviços. Saber fazer cerveja ou ser dono de cervejaria também não qualifica para bons serviços de bar.

7) Melhor cerveja caseira

Cerveja feita por uma aluna, Carla Souza, do curso de cerveja caseira que ministro. Superou as dificuldades de fazer sua primeira cerveja sozinha e foi além das expectativas com uma Pumpkin Ale com cascas de bergamota.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Pliny the Elder, da Russian River. Nenhuma novidade do ano. Pensei que viria para o Brasil nessa onda de adoradores de lúpulo, mas não chegou.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Goronah. O blog do Nicholas consegue ser um bom guia para cervejeiros caseiros e reunir fatos e notícias do mundo cervejeiro. Eu sei que esta é uma tarefa árdua que desisti de manter atualizada no meu próprio blog faz um tempo. Então meus parabéns aos heróis da resistência do Goronah.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Esse é bem difícil escolher. Sempre será uma injustiça com tantos outros. Gosto do estilo da Fantôme, que chegou no Brasil esse ano. Gostei também da Colorado Titãs. Fico com essas, uma importada e outra brazuca.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Festival Brasileiro de Cerveja.

12) Novidade do ano

A aposta de cervejarias estrangeiras no mercado nacional.

13) Melhor fato cervejeiro

As cervejas “do rock” foram as grandes notícias mesmo causando um tanto de polêmica pelos estilos escolhidos. As premiações das cervejarias brasileiras em diversos concursos internacionais também são dignas de comemoração no ano.

14) Pior fato cervejeiro

Não lembro de nada muito marcante e relevante neste ano.

15) Previsão cervejeira para 2014

O crescimento do mercado em 2013 trouxe mais alguns investidores ainda pouco profissionais. Neste ano ainda teremos espaço para as aventuras e o público consumidor fará sua parte enxugando toda a pequena produção nacional das microcervejarias. Mas esse será o último ano que perdoará as cervejarias que não souberem o que estão fazendo com seus investimentos. Isso também é extensivo aos bares e novos negócios voltados para o mercado de cervejas especiais. É o que vejo nos búzios e no tarô.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s