Luciane Tavares

lucianetavaresfot

NOME: Luciane Tavares

ESTADO: Rio de Janeiro

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Administradora de empresas, presidente da AcervA Carioca, cervejeira caseira, sommelier de cervejas e integrante da confraria Female Carioca

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Invicta 1000 IBU. Abri uma ontem. O frescor do lúpulo e a potência do amargor são incríveis. Muito bom achar uma cerveja brasileira com essas características.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Jan Kubis, a Pale Lager da DUM, de Curitiba

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Ando numa fase Saison e Sour. Vou ficar com a Rodenbach Caractère Rouge, edição limitada. Com frutas vermelhas, fermentação lática e maturação em barris de carvalho. Uma explosão de aromas e sabores surpreendente.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

A americana Brooklyn Lager, pelo custo-benefício.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Nacional, o Blues Etílicos, também pelo excelente custo-benefício. Importado, o Ola Dubh 18, que é fantástico.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

No Rio, Escondido/CA e Botto Bar são meus preferidos. Em SP, Empório Alto Pinheiros. Em Curitiba, Hop ‘n Roll. Em Salvador, a Vinoteca, que acabei de conhecer.

7) Melhor cerveja caseira

Tenho a sorte de experimentar várias. Difícil escolher uma só. Bebi muita coisa boa do André Nader. Gosto muito da Dark Side, uma Smoked Porter com o malte defumado da Briess. E gostei muito também de uma American IPA feita pelo Cazé, a putaqIPAriu, que provei na festa de aniversário da ACervA Niterói, em maio. Como ele gosta de dizer: “é feeling P!” Rsrs

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Em 2013, fui ao GABF e ao Rare Beer Event, em Denver, além de NY. Provei muita coisa boa, muitas cervejas surpreendentes. Gostaria muito de ter por aqui o frescor lupulado das Stone, a sour da The Bruery, as cervejas da Left Hand. Mas para escolher uma, fico com a Firestone Walker PNC Reserve Series, lote 001, Imperial Buckwheat Stout, que bebi no Falling Rock, em Denver, e infelizmente não consegui trazer na mala.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Gosto bastante do Homini Lúpulo, do Bernardo Couto.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Adoro a mãozinha da Hi5 e o rótulo da Saison à Trois, ambos da 2Cabeças.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Festival Nacional das AcervAs. Faço questão de ir todo ano. É ótimo para rever amigos, conhecer novidades e beber muita cerveja caseira de qualidade. Esse ano, será em novembro, em Salvador, e o pessoal da AcervA Baiana já está se preparando para receber todas as AcervAs com palestras, passeios e, claro, muita cerveja. Vamos produzir cervejeiros caseiros!

12) Novidade do ano

Mondial de la Bière no Rio. Com coisas a acertar mas, sem dúvida, um grande festival. Voltado ao público leigo, surpreendeu os organizadores, expositores e ao público. Poder beber sours excelentes a um custo acessível foi incrível.

13) Melhor fato cervejeiro

A autorização para o funcionamento da cervejaria Fraga aqui no Rio, depois de longos seis anos de “burrocracias”. Finalmente temos a Fraga em vários pontos de venda. Os novos festivais surgindo por todo o País e as parcerias entre caseiros e cervejarias, nos proporcionando novidades muito boas. (eu sei Bob, 3 escolhas… sorry)

14) Pior fato cervejeiro

Ainda a burocracia e a carga tributária.

15) Previsão cervejeira para 2014

Espero que o governo enxergue nosso potencial e diminua a carga tributária, a burocracia e a censura. E que surjam mais bares e lojas, facilitando ainda mais o acesso de todos. Espero ainda que as AcervAs estaduais finalmente se unam e formem uma AcervA nacional, unida em prol da cultura cervejeira e do nosso hobby.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s