Leonardo Sewald

leosewaldfot

NOME: Leonardo Sewald

ESTADO: Rio Grande do Sul

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Cervejeiro e proprietário da Seasons, de Porto Alegre

1) Melhor Ale produzida no Brasil

A Tarantino/Odell Session IPA que provei on tap no IPA Day de Ribeirão Preto. Drinkability muito bom!

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Vienna Lager do Hidden Brewpub, de Porto Alegre. Bato ponto por lá com freqüência!

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Speakeasy Prohibition Ale. Lá fora é considerada uma APA por alguns, Amber Ale por outros. Aqui, ela perde a força do lúpulo em função da logística mas, mesmo assim, a complexidade de maltes faz da Prohibition uma grande cerveja.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Repetindo minha escolha de 2012, vou com a Pilsner Urquell.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Tripel Karmeliet on tap servida somente com CO2 no Bar do Botto, no RJ. A ausência da já tradicional mistura de CO2 com Nitrogênio, muito usada para serviço de cervejas em barril em bares, faz com que a Karmeliet, após servida no copo, retenha a sua concentração original de CO2. No caso dela, que tem uma carbonatação intensa, isso é essencial.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Biermarkt da Castro Alves, o famoso Biermarkt “Original”, de Porto Alegre. O que posso dizer: é minha segunda casa.

7) Melhor cerveja caseira

Provei muitas cervejas caseiras excelentes em 2013, mas a que mais me marcou veio de casa mesmo: a FlorIPA, uma American IPA com 2 tipos de mel na composição feita pela minha esposa e sócia Caroline Bender. A mistura dos lúpulos florais com o mel deixou a cerveja com um aroma incrível. Quem foi no III IPA Day da Acerva Gaúcha conseguiu provar essa grande cerveja. Pena que ainda não conseguimos registrar no MAPA (Ministério da Agricultura) cervejas com mel na composição, mas é uma questão de tempo… 🙂

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Repito minha escolha de 2012: Firestone Walker Velvet Merkin, a versão da Velvet Merlin, a já sensacional Oatmeal Stout da cervejaria, envelhecida em barris de Bourbon. Aqueles que, como eu, trabalham com barrel-aged beers têm na Velvet Merkin um curso de 650ml sobre como fazer uma cerveja combinar com madeira. A cerveja foi relançada este ano e, obviamente, fui correndo comprar. Já disse isso algumas vezes e repito aqui: Matt Brynildson (mestre-cervejeiro da Firestone Walker) é um dos melhores cervejeiros em atividade no mundo. Sou um grande fã.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Apesar de gostar, infelizmente não sou um ávido leitor de blogs cervejeiros por falta de tempo, mas como o item permite a escolha de sites cervejeiros, vou com um dos que mais uso: o Untappd, o site de ratings de cerveja que também possui a famosa aplicação para celulares. Aquele negócio de ficar ganhando medalhas e badges é muito divertido, parece que estou jogando videogame!

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Aqui, na condição de fã dos trabalhos executados pelo Leonardo Garbin, nosso artista (pedreiro e synteko) que faz os trabalhos da Seasons, não consigo me segurar em fazer um autovoto e preciso dizer que o rótulo da Seasons/Green Flash Holy Cow ficou animal. Como escolhi um produto da Seasons, me sinto obrigado a votar em mais outro. Gosto muito da arte dos rótulos da Way, especialmente a arte da Avelã Porter que, assim como a cerveja, ficou show de bola!

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Preciso citar dois eventos fantásticos. Um é o Festival da Cerveja de Blumenau, que para mim é o nosso Great Brazillian Beer Festival. Público de 27 mil pessoas, crescendo a cada ano que passa, com estimativa de mais do que o dobro deste total para 2014… é difícil de ter algo melhor do que isso. Mas nesse ano eu fui no II IPA Day em Ribeirão Preto, evento montado pelo Rafa Moschetta e sua Academia de Idéias Cervejeiras, que foi simplesmente uma lição sobre como organizar um evento de cerveja no Brasil. Fico feliz em saber que temos muita gente boa trabalhando para criar excelentes eventos de qualidade.

12) Novidade do ano

A concepção do polo cervejeiro do bairro Anchieta, em Porto Alegre. Ainda estamos engatinhando, é verdade, mas com 7 cervejarias instaladas em um raio de menos de 3km, temos mais cervejarias por metro quadrado do que em qualquer outro lugar do Brasil!

13) Melhor fato cervejeiro

Gostaria de poder citar como melhor fato o término das obras de expansão da Cervejaria Seasons, mas como ainda estamos no sufoco, infelizmente isso vai ficar pro melhor fato de 2014 (hehehehe). Logo, vamos com este: as cervejarias do Brasil aparecendo para o mundo através das colaborações internacionais, tais como Bodebrown/Stone, Seasons/Green Flash, Tarantino/Odell, entre outras. Mais uma prova de que temos tanta qualidade em casa que até o resto do mundo já se deu conta.

14) Pior fato cervejeiro

A falta de informação das pessoas, desde consumidores, blogueiros e até mesmo empresários e parceiros do setor. Sem informação não se faz um produto de qualidade; sem informação um produto, mesmo que bom, é julgado e criticado de maneira inadequada; sem informação o consumidor não sabe o que comprar. Ou seja, informação é tudo. Com base nisso, elaborei um artigo que foi apresentado durante a mesa redonda dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja no Festival da Cerveja de Blumenau 2013. Usando como exemplo o preço da cerveja brasileira, o artigo mostra como a informação, cerne do texto, influencia e baliza nossas conclusões.

http://www.cervejariaseasons.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61%3Afaqgeral-precocervejas&catid=31%3Ageneral&Itemid=57

15) Previsão cervejeira para 2014

Por muito tempo atuei no mercado de ações e as coisas que mais odiava eram aquelas previsões furadas. Prever algo em um mercado tão adolescente como o nosso é como dizer que ano que vem as ações da Petrobrás vão subir, mas também vão cair de vez em quando. Ou seja, é muito difícil. Mas meu lado mãe Dinah vê uma proliferação de cursos de cerveja e novas colaborações entre cervejarias.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s