Leo Sassen

leosassenfot

NOME: Leo Sassen

ESTADO: Rio Grande do Sul

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Juiz do Beer Judge Certification Program (BJCP) e cervejeiro caseiro

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Baden Baden Chocolate foi demais, um chocolate sem ser enjoativo, bem balanceado com o lúpulo, notas de baunilha excelentes. Superou muitas cervejas do estilo importadas. Foi difícil encontrar por aqui porque acabou logo.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

A Oktoberfest da Eisenbahn estava excelente. Sua característica maltada estava muito bem balanceada com o lúpulo. Aquele doce e com retrogosto amargo. Comprei todas que achei no supermercado.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Essa é difícil. Vou votar na English Pale Ale do Iron Maiden chamada “Trooper”. Pode não ter sido a melhor Ale que tomei, mas foi sem dúvida a que mais me surpreendeu. Não só porque gosto do som da banda, mas porque achei que ia ser uma cerveja bem comercial como outras de banda de rock que apareceram este ano, mas ela é uma autêntica “real Ale” inglesa. É uma ótima cerveja com excelente balanço entre o malte e o lúpulo, o lúpulo foi bem complexo com Bobec, Goldings and Cascade e deu um sabor e aroma bem clássicos ingleses. Está de parabéns a Robinson’s Brewery que, junto com o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickson, conseguiu fazer uma cerveja gostosa e forte como o som da banda.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Não tomei muitas Lagers importadas este ano, mas ressalto a alemã Kaiserdom Kellerbier, uma cerveja com perfil Lager, mas bem maltada, não é filtrada, com dulçor inicial e retrogosto amargo de lúpulos alemães. Um boa opção para dar aos amigos que estão conhecendo cervejas especiais e para tomar na beira da praia.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Na minha mente vem a Cacau IPA da Bodebrown em barril, que foi feita em parceria com a Stone. Uma excelente IPA, muito aromática, com o doce e o amargo muito bem balanceados e sem aquele gramíneo de outras IPAs por aí. Tá certo que tomei ela no Beer Train no Paraná e a viagem e o contexto influenciaram minha mente na escolha. Nota importante: eu não sou muito fã de IPAs.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Isso é difícil, mas meu critério de escolha se baseou no bar que mais frequentei no ano de 2013 e foi o Apolinário em Porto Alegre. Com uma carta imensa de cervejas e sempre com novidades das micro e homebrewers. Também tem comida estilo slow food ( com produtos direto do produtor e feitos com ingredientes naturais), possibilitando maravilhosas harmonizações junto com a famosa lasanha de cordeiro.

7) Melhor cerveja caseira

Uma das motherfuckers do Elenilton Baretta, muito gostosa, bem maltada, com maturação cuidadosa. O cara está se superando.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

As da cervejaria Avery (EUA), me apaixonei por elas em uma viagem. Especialmente a White Rascal, uma witbier maravilhosa com diversas especiarias e mais álcool que uma representante normal do estilo.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Fico com o site da Cerveja Coruja pelo design e criatividade.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Os rótulos das três cervejas “Fora de série” da Coruja: Labareda (uma cerveja com pimenta), Baca (uma Lager com pitanga muito gostosa) e Coice (Uma Strong Lager com 11,5% de álcool). Além de fazer uma boa cerveja, eles se preocupam muito com o design dos produtos, usando muita criatividade e estimulando a cultura cervejeira.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

O Festival da Cerveja de Blumenau. Muita cerveja boa, qualidade de cervejarias, ótima estrutura e excelente diversidade. Uma pena que sem participação dos cervejeiros caseiros.

12) Novidade do ano

A confirmação da Revista da Cerveja como a melhor publicação sobre cerveja do país. A revista começou em 2012 e em 2013, no seu 2° ano, já cobriu os principais eventos nacionais e internacionais de cerveja especial. Tem ótimas reportagens sobre o que está acontecendo no mercado cervejeiro, fala de cervejarias, estilos, harmonização, questões técnicas, personalidades cervejeiras, dá dicas, além de resgatar a história de cervejarias antigas brasileiras.

13) Melhor fato cervejeiro

O aumento na qualidade da cerveja artesanal brasileira. As microcervejarias mais antigas fazendo produtos melhores e as novas nascendo já com qualidade.

14) Pior fato cervejeiro

A proibição de cervejeiros caseiros participarem do encontro aberto da AcervA Gaúcha no RS pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Uma lástima para a cultura cervejeira local.

15) Previsão cervejeira para 2014

Acho que uma das melhores coisas no movimento cervejeiro artesanal é a união, com isso em 2014 devemos ter mais cervejas colaborativas. Acho que a produção de estilos que não são feitos ainda no Brasil irá aumentar e cervejas completamente autorais vão ser lançadas em 2014.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s