Kathia Zanatta

kathiazanatta

NOME: Kathia Zanatta

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Mestre-Cervejeira e sommelier de cervejas, diretora e professora do Instituto da Cerveja Brasil /ABS-SP e sócia do CluBeer

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

A DUM Petroleum é uma cerveja que me marcou muito, desde quando provei a cerveja caseira, feita pelos meninos em Curitiba. Fiquei bastante contente em saber que eles conseguiram fazer nascer a própria marca, produzindo essa Imperial Stout tão aveludada e marcante.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Temos boas Lagers tradicionais no Brasil, mas a Morada Double Vienna, seguindo a mesma linha da minha resposta anterior, surgiu como uma Lager mais marcante, com personalidade e lúpulo equilibrado em destaque.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Finalmente chegaram as Fantômes. Essas Saisons são fantásticas, com uma personalidade muito diferente de outros exemplares do mesmo estilo.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Mikkeller Rauchpils. Fiquei impressionada com a combinação das notas normalmente intensas de uma Rauchbier com uma base German Pils. A Mikkeller conseguiu um equilíbrio perfeito neste rótulo, sutil, marcante e refrescante.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Vedett Witbier. Super refrescante e aromático, perfeito pra esse calor intenso que está fazendo atualmente.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Tem muitos bares bons em São Paulo, mas fiquei impressionada com a qualidade, principalmente do chope, do Biermarkt vom Fass em Porto Alegre. As torneiras saem direto da câmara fria e os chopes estão sempre bem tratados. Espero que meus amigos gaúchos não fiquem bravos por eu incluir a República Rio Grandense no Brasil… 🙂

7) Melhor cerveja caseira

Degustei algumas boas cervejas caseiras este ano pelo Brasil… Gostei bastante das cervejas do Gabriel Kollross de Floripa, principalmente da sua Robust Porter.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

A americana Odell. Tivemos uma amostra durante a Brasil Brau e os eventos da Brewers Association aqui, e é uma pena eles não produzirem quantidade suficiente pra exportar.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

AllBeers, do Raphael Rodrigues. Informações atualizadas, com qualidade e informativas! Acho ótimo.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Mikkeller Wild Winter Ale, termo-sensível.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

O Beer Train da Bodebrown. Não é um evento para muitas pessoas, mas com a periodicidade consegue atingir bastante gente. Une cultura nacional com cervejeira, muito original e divertido!

12) Novidade do ano

BEVkeg – uma parceria Micromatic e Krones, apresentada na Drinktec, em Munique. Trata-se de um novo sistema de extração de chope/cerveja através de barris não retornáveis, que deve revolucionar em breve a venda / importação / exportação de cervejas/chope em barris.

13) Melhor fato cervejeiro

Os avanços legais no que diz respeito à produção de cerveja. A abertura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em ouvir as microcervejarias mostra que, com persistência, responsabilidade e educação, conseguiremos evoluir

14) Pior fato cervejeiro

Politicagem no meio cervejeiro. É péssimo perceber que influências políticas maldosas, baseadas em mentiras ou informações pouco fundamentadas, possam estar presentes em um meio tão pequeno ainda, e que teria de tudo para unir profissionais, indústria e comércio em prol da melhoria da qualidade do segmento nacional.

15) Previsão cervejeira para 2014

Sucesso da educação cervejeira no País, com a concretização do Instituto da Cerveja Brasil, em parceria com a ABS. Cursos voltados para diversos patamares de interesse (básicos, sommelier e avançados) podem revolucionar o mercado, aumentando a base da pirâmide para um consumo sustentável e iniciando melhorias no mercado de serviço, ainda precário.

Advertisements

One thought on “Kathia Zanatta

  1. Pingback: Jan Kubis: a melhor lager de 2013* | DUM Cervejaria

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s