Jorge Gitzler

jorgegitlzerfot

NOME: Jorge Gitzler

ESTADO: Rio Grande do Sul

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Advogado, diretor da Associação Gaúcha de Microcervejarias, tesoureiro da Associação Brasileira de Microcervejarias e responsável pelo programa Beer Chopp na Rádio Ipanema FM

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Sou fã das cervejas com chocolate, esse ano tivemos duas que, para mim, se  destacam nesse estilo, a Avelã Porter da Way e a  Dado Bier Double Chocolate Stout, que foi lançada oficialmente depois de 5 anos para obter a licença do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

2) Melhor Lager produzida no Brasil

As Lagers ainda estão muito esquecidas no Brasil, mas aos poucos as cervejarias vêm descobrindo que se podem produzir ótimos exemplares. A Coruja Coice é umas das melhores.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Difícil escolha, pela enorme quantidade de cervejas importadas, mas fico com a Brewdog Punk IPA, que para mim é uma ótima IPA, com ótimo aroma e sabor

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

A Pilsner Urquell é uma clássica que tem chegado muito bem aqui. Outra que consumi muito em 2013 foi a Kaiserdom Kellerbier, um estilo alemão que não é muito difundido,  e que tem chegado aos supermercados aqui no RS com boa facilidade.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Escolher um só é cometer uma injustiça. Fico com o chope Coruja Viva tomado no Solar da Coruja em Porto Alegre, mas também há as Pale Ales da Whitehead e Eisenbahn, entre outros.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Sou fã dos brewpubs, que estão aos poucos se instalando no Brasil. Aqui em Porto Alegre temos dois que não tem como não frequentar, o Lagom e o Hidden.

7) Melhor cerveja caseira

Não irei escolher, em protesto contra o cancelamento dos Eventos das AcervAs. A não-realização dos Encontros Abertos da Acerva Gaúcha deixou uma lacuna muito grande no meio dos homebrewers. Espero que seja possível a alteração da legislação para a volta desses eventos.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Em 2013 tive a chance de ir ao Mondial de La Biére em Montreal, fazendo um pequeno beer tour pelo Canadá, e depois em outra viagem ir aos Estados de Oregon e Whashington nos EUA. Nas duas ocasiões visitei muitas cervejarias, tomei cervejas inesquecíveis. Votar em uma só é impossível, mas cito as cervejas da cervejaria Dieu Du Ciel, a Malediention Milk Stout da Cervejaria Saint Bock (ambas do Canadá), e a cerveja Brrrdon 12 da Widmer Brothers, de Portland, uma Ale envelhecida em barris de Bourbon.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Os blogs e os sites têm melhorado bastante, um que acompanho é o Allbers

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Os rótulos da Cervejaria Anner, além do fato de as cervejas serem ótimas. Os rótulos das cervejarias do Canadá também são ótimos, acho que ainda falta desenvolver um pouco esse item aqui no Brasil.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Festival da Cerveja de Blumenau, que a cada ano fica melhor e não perde para nenhum outro mundo afora em questão de qualidade.

12) Novidade do ano

A criação de novas cervejarias, aqui no RS já passamos de 50 micros em atividade.

13) Melhor fato cervejeiro

Sem duvida os avanços na legislação tributária, aos poucos vamos vencendo essa dura briga. Falta bastante, mas estamos avançando.  Mas o mais importante foi o processo de alteração da legislação do MAPA, tudo indica que em 2014 teremos nova lei para produção de cerveja artesanal no Brasil,

Houve ainda a inclusão do Paraná e de Minas Gerais na lista dos Estados com beneficio fiscal para a cerveja artesanal. Tivemos também a criação da Associação Nacional das Microcervejarias, que aos poucos está dando seus primeiros passos. No mês de dezembro, já  participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, discutindo a tributação de setor.

14) Pior fato cervejeiro

A suspensão dos eventos das Acervas, para quem é homebrewer não pode ter maior frustração. Cito ainda a grande importação de cervejas, das quais uma parte vem apenas fazer concorrência com as cervejarias brasileiras por preço, prejudicando a indústria nacional.

15) Previsão cervejeira para 2014

O crescimento do mercado de cerveja artesanal, com mais consumidores, tornando o Brasil um País cervejeiro onde se produzem e se consomem ótimas cervejas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s