João Becker

SONY DSC

NOME: João Becker

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Cervejeiro, consultor e sócio da Academia de Ideias Cervejeiras

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Colorado Ithaca. Não faço mais parte do time da Colorado, mas sempre vou morrer de orgulho dessa minha cria em conjunto com o Paulo Schiaveto. Não por acaso a maior arrebatadora de medalhas da história da cervejaria. A versão “Oak Aged” dela, então, é de beber ajoelhado. Não preciso dizer mais nada.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

DUM Jan Kubis. Me apaixonei por essa cerveja logo de cara, quando a bebi pela primeira vez, ainda na versão caseira, no “Parque Temático” da DUM. Tê-la agora disponível nas prateleiras é excelente.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Brooklyn Black Ops. Se essa cerveja existisse…

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Paulaner Salvator. Fazia um bom tempo que não bebia essa cerveja, e em 2013 voltei a experimentar. Me levou novamente aos anos de 2006, 2007, quando ainda tínhamos poucas opções e a a Salvator literalmente salvava a sede por cervejas mais completas. Gostei tanto, de novo, que voltei a beber mais umas duas ou três vezes ao longo do ano.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Invicta India Black Ale. É o segundo ano seguido que voto nessa cerveja, dessa vez em outra categoria. É incrível como consigo me surpreender cada vez mais quando tomo essa cerveja na pressão, fresquíssima, aqui em Ribeirão. Me sinto um privilegiado de estar tão perto dela.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Vila Dionísio de Ribeirão Preto. Não tenho vergonha em repetir o voto do ano passado. Esse ano o primeiro Vila Dionísio, de São José do Rio Preto, completa 10 anos de vida, e o de Ribeirão, seis anos, com casa (pra mais de 500 pessoas) sempre cheia. E não é à toa. Digo sempre pros amigos que vem a Ribeirão que vou levá-los ao melhor bar do mundo. E é exatamente o que eles dizem depois de curtir uma noite lá. Carta de cervejas em garrafa excelente, mais de uma dezena de opções nacionais e importadas na pressão, música ao vivo de qualidade e um serviço impecável. Minha segunda casa.

7) Melhor cerveja caseira

Flandrine Dubbel. Não bebi muitas cervejas caseiras esse ano, mas me surpreendi com uma das bateladas dessa Dubbel com mel, feita pelo meu amigo Rafael “Loró” Loureiro, aqui de Ribeirão. É muito bacana ir acompanhando a evolução de um cervejeiro caseiro por meio das suas crias, e a cada nova batelada essa cerveja me agrada mais.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Charlevoix La Vache Folle, uma Imperial Milk Stout da famosa cervejaria artesanal de Québec, que ganhei de presente do Rafa Moschetta. Simplesmente fantástica.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Blog do Brejas. Simples, direto, sem firulas…

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Morada Double Vienna. Genial!

11) Melhor evento cervejeiro nacional

IPA Day Brasil. Mais de 20 IPAs nacionais na pressão, num ambiente aconchegante e cheio de informação e cultura cervejeira. Excelente música, comida de primeira e muita alegria. Mal posso esperar o desse ano.

12) Novidade do ano

Fundação da Associação Brasileira de Microcervejarias. Era o que faltava para conseguirmos nos tornar um forte País cervejeiro. Vai nos dar direção. E com essa união teremos as ferramentas para melhorar ainda mais o cenário.

13) Melhor fato cervejeiro

Redução de impostos para cervejas artesanais em alguns Estados. Vai tirar um pouco do sufoco as cervejarias, que poderão trabalhar mais aliviadas, podendo concentrar mais na qualidade do produto.

14) Pior fato cervejeiro

São vários, que mostram a falta de ética por parte de alguns que estão no mercado. Como “em terra de cego, quem tem um olho é rei”, algumas pessoas acabam por tirar proveito.

15) Previsão cervejeira para 2014

Aumento no número de marcas de cerveja feitas no formato de “contract brewing”, dando ainda mais opções para os consumidores.

Advertisements

One thought on “João Becker

  1. Pingback: Jan Kubis: a melhor lager de 2013* | DUM Cervejaria

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s