Iuri Fernandes

iurifernandesfot

NOME: Iuri Fernandes

ESTADO: Pará

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Analista de sistemas, cervejeiro caseiro e presidente da Acerva Paraense

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Holy Cow da Seasons. Tive o prazer de degustá-la em Porto Alegre, e é uma cerveja fenomenal. Acho que eu a beberia um dia inteiro.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

A Double Vienna da Morada é, entre as Lagers, a que mais me surpreendeu esse ano. Ela não é vendida em Belém, mas toda vez que estou fora e a encontro, sempre trago algumas para casa.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Fantôme Magic Ghost. Essa é uma pergunta difícil, mas na minha memória recente, foi a melhor cerveja que eu já degustei.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Harviestoun Schiehallion.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Black Rye IPA da Bodebrown. É muito difícil chegar cerveja na pressão aqui em Belém, principalmente as nacionais, devido à distancia e ao custo. Quando chegou o chope da Black Rye IPA na pressão aqui, eu fiquei tão feliz que passei uma noite inteira bebendo só ele.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Botto Bar, que foi uma feliz descoberta no final de 2013. Parada obrigatória no Rio de Janeiro, com 20 torneiras, música boa e a companhia do grande mestre Botto. Precisa de mais?

7) Melhor cerveja caseira

Impossível dizer qual a melhor cerveja caseira esse ano. Degustei tanta cerveja excelente produzida na panela: mineiras, baianas, candangas, paraenses, paulistas, cariocas – que não me acho capaz de escolher apenas uma. Para mim, todas as cervejas de panela merecem palmas, pois todas que tive a oportunidade de degustar foram feitas com muita dedicação e esmero. Todas estão de parabéns.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Fat Jack da Samuel Adams. Tive o prazer de ser apresentado a essa belezinha pelo Pablo Carvalho, de BH. Uma Double Pumpkin Ale que é um soco na cara.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Homini Lupulo. Simples, direto e muito didático.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Colorado Vixnu. Sou apaixonado pelo urso da Colorado e achei genial a arte onde ele está como uma deusa hindu.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Participei de poucos eventos, pois a distância me isola. No entanto, estive em Salvador para o encontro Norte, Nordeste e Centro-Oeste das AcervAs, e que para mim, foi o melhor evento ligado à cerveja do ano.

12) Novidade do ano

Criação da AcervA Paraense, a primeira AcervA do Norte do Brasil. Se já é difícil fazer cerveja no Sul e Sudeste do País, imagine no Norte! Então estamos trabalhando muito intensamente para que a cultura cervejeira seja difundida por aqui, e podemos dizer que estamos muito felizes com os resultados alcançados. Acredito que tenhamos muitas novidades neste ano de 2014, pelo menos no que depender da gente.

13) Melhor fato cervejeiro

A inserção do Norte e Nordeste, ainda que timidamente, no circuito cervejeiro, com a realização do encontro Norte, Nordeste e Centro-Oeste em Salvador – que foi eleita para sediar o encontro anual das AcervAs de 2014. Apesar da grande distância dos grandes centros, e da dificuldade para aquisição de insumos e equipamentos, essas regiões do nosso Brasil estão se movimentando para fazer parte dessa revolução que está acontecendo.

14) Pior fato cervejeiro

Não reconhecimento dos cervejeiros caseiros pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Infelizmente ainda buscamos um reconhecimento e não conseguimos obter sucesso – mas que isso não seja um motivo para desanimar. Estamos obtendo resultados. Timidamente, mas estamos.

15) Previsão cervejeira para 2014

Mais cervejarias, mais cervejeiros caseiros, mais AcervAs. Acho que o encontro nacional das AcervAs de 2014 será algo totalmente novo, pois será no Nordeste, fato que contribuirá para que outros polos produtores estejam mais presentes.

Leave a Reply

