Humberto Ribeiro

Foto: Estúdio Mangabeiras

Foto: Estúdio Mangabeiras

NOME: Humberto Ribeiro

ESTADO: Minas Gerais

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: presidente da AcervA Mineira e cervejeiro da Jambreiro, que integra a Inconfidentes Cervejas Conjuradas

*
1) Melhor Ale produzida no Brasil

A Holy Cow, uma American IPA fruto da parceria da Season, de Porto Alegre, com a Green Flash, de San Diego (EUA). Uma cerveja equilibradíssima, lupulada (85 IBUs) e em edição única. Logo, quem bebeu sabe o que estou dizendo e quem perdeu essa que fique com desejo. Como disse o Leo Sewald, é uma versão extra da Green Cow, já que eles não tem uma Pilsen extra.
Essa cerveja será um laboratório e cada lote produzido terá uma experiência com a lupulagem. Já espero ansiosamente pelo Lote 2… ou seria o segundo Lote 1?

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Repito o meu voto do ano passado: Grimor nº21, a Herb Beer da Grimor. É uma cerveja extrema, porém não em maltes, lúpulos e álcool, mas na delicadeza dos aromas, sabores e cor de uma Pilsen que possui pétalas de rosas e hibisco, acrescentando aromas florais, sabores herbais e um rosa pálido em uma cerveja leve. O conjunto é muito refrescante e tanto o corpo leve quanto o floral/herbal te obrigam a dar o próximo gole. Uma cerveja de difícil execução, já que qualquer off-flavor saltaria do copo com extrema facilidade.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Brugse Zot Dubbel

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Schiehallion da escocesa Harviestoun.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Wäls Bohemian Pilsen, tirado no Stadt Jever!

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Empório Alto dos Pinheiros

7) Melhor cerveja caseira

A Hefeweizen com paçoca e rapadura do Kelvin Azevedo, de Minas Gerais. Essa cerveja é exatamente uma German Weiss com paçoca e rapadura, sendo que esses ingredientes estão bem evidentes e muito bem inseridos, não a deixando nem pesada nem enjoativa. No VIII Concurso Nacional de Cerveja Artesanal, ela foi primeira colocada na categoria Estilo Livre com adição de ingrediente brasileiro, e ainda premiada com o Best of Show, como a melhor entre as demais 450 cervejas inscritas.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Firestone Parabola

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Cito os que mais leio, porém sem ordem de preferência: Full Pint, Bebendo Bem e Goronah.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Vou ficar com os hidroméis da Smedgard. O Brasil está começando a ter uma cultura cervejeira, agora está na hora de conhecer os fermentados de mel e frutas, em especial os feitos pelo Daniel Draghenvaard Gontijo, um grande mestre na área.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Para mim que produzo e sou filiado a Acerva (no caso a Mineira), nada supera o Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, que nesse ano foi realizado pela Acerva Paranaense. É um lugar onde é possível encontrar os cervejeiros caseiros e artesanais em um ambiente de grande confraternização, troca de informação, experiência, idéias, com palestras, o concurso e lógico, cervejas inacreditáveis! Em 2014 a Acerva Baiana está com o bastão e será responsável por realizar esse evento que se supera a cada ano em qualidade.

12) Novidade do ano

O crescimento do número de cervejarias ciganas, ou de novas cervejarias artesanais que alugam plantas devidamente registradas, podendo assim comercializar fantásticas cervejas antes só caseira.

13) Melhor fato cervejeiro

Os três primeiros lugares do Concurso Mestre-cervejeiro 2013 da Eisenbahn serem de cervejeiros mineiros (1º lugar Fabert Araújo e André Canuto; 2º lugar Kelvin Azevedo; 3º lugar Renato Buaiz), assim como a cerveja Best of Show (e 1º lugar no Estilo Livre com Ingrediente Brasileiro) do 8º Concurso Nacional das Acervas (do Kelvin).

14) Pior fato cervejeiro

Ainda não conseguimos reverter os altos impostos que incidem sobre as cervejas artesanais.

15) Previsão cervejeira para 2014

O contínuo (e irreversível) crescimento do movimento cervejeiro com o surgimento de novas cervejarias, novas casas cervejeiras, novas receitas e um número ainda maior de cervejeiros caseiros, que são a base do movimento.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s