Henrique Oliveira

henriqueoliveirafot

NOME: Henrique Oliveira

ESTADO: Minas Gerais

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Gerente Corporativo de Distribuição, escritor cervejeiro, sommelier de cerveja e proprietário da Marca Ave Cesar

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Acredito que foi a Wäls Saison de Caipira. Foi um momento marcante no cenário nacional. Vimos e participamos da produção, da visita de Garrett Oliver, do encontro cervejeiro na Wäls, com bastante blues, bons amigos e muita boa cerveja – e você, BOB, estava lá!

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Gostei da Casa do Fritz Lager Hopfen elaborada pelo Evandro Zanini. Ficou impressionante!

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Adorei a Benediktiner Weiss.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Convivi com Samuel Adams Oktoberfest (comprei 32 caixas no Sams Club nesse ano!)

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Fiquei encantado com o chope da Krug Imperial IPA, uma revolução da cervejaria do Sr. Herwig Gangl em 2013.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Hop n’ Roll e o Botto Bar.  Gostei bastante de ambos, com bom atendimento, cerveja de fabricação própria e várias artesanais nas torneiras. Adiciono aqui o Parque Cervejeiro da Backer, que foi inaugurado nesse ano e que ficou uma obra de arte no cenário nacional. Não conheço nada igual.

7) Melhor cerveja caseira

Prestigio aqui o meu camarada Kelvin Azevedo de Figueiredo, da AcervA Mineira, com a sua German Wheat com amendoim torrado e rapadura batida, que recebeu o prêmio de Best of Show no Oitavo Concurso Nacional das ACervAs.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

No restaurante Saslik em Helsinki, Finlândia, me lembro de ter tomado uma cerveja em homenagem ao Czar, a Kalinkin de 1795, fabricada em São Peterburgo. Não me lembro de ter visto essa cerveja aqui no País.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Gosto do meu blog Cervejaria Ave Cesar e do Allbeers. Sinto falta do seu Bob!

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Santa Fé Export da Cervejaria Premium, da cidade de Frutal. Tem um design bacana, limpo e ao mesmo tempo com cara de algo mexicano.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Festival da Cerveja de Blumenau

12) Novidade do ano

Lançamento do meu livro Brasil Beer. Foram 5 anos de pesquisas e que, acredito, ajudou um pouco mais na manutenção da cultura cervejeira no País.

13) Melhor fato cervejeiro

Debate sobre a inclusão de novos ingredientes na cerveja brasileira (derivados de animais, como mel e o leite, além de ervas, entre outros).

14) Pior fato cervejeiro

Aumento sem precedentes da tributação no segmento, principalmente no IPI com base no MVA arbitrado, beneficiando os grandes produtores e prejudicando os pequenos.

15) Previsão cervejeira para 2014

Boas e novas cervejarias, nova edição do livro Brasil Beer revisada e ampliada. Em termos de mercado, teremos que trabalhar muito, o governo será mais rígido com os tributos, com os efeitos da ST (substituição tributária) e as leis Seca e do Silêncio. Observaremos, caso haja aumento de preços, uma regionalização e migração de consumo. Explico: Regionalização – consumo de apreciadores de cervejas tomando perto de casa. Migração – do ato de beber em forma confraternização para o relaxamento. Antes tomávamos em bares com os amigos, mais vezes por semana; agora tomamos em menor quantidade no bar, com menos amigos, menos vezes por semana e migramos para tomar mais em casa, relaxando.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s