Gustavo Renha

gustavorenhafot

NOME: GUSTAVO RENHA

ESTADO: RIO DE JANEIRO

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Sommelier, produtor de eventos, e consultor de bares e restaurantes especializados.

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Voto em duas, Bodebrown Cacau IPA (pelo equilíbrio, ousadia e criatividade) e na Fraga Weiss (por pegar um estilo clássico, e conseguir fazer com tanta qualidade).

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Falke Ouro Preto. Drinkability total, faz várias harmonizações perfeitas. Tenho hoje o mesmo prazer de anos atrás em bebê-la. Excelente cerveja!

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

BrewDog Tokyo. Sem mais.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Pilsner Urquell, a grande clássica.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Wäls Petroleum. Como sempre, um ícone. Principalmente se for tirado de uma torneira em BH!

6) Melhor bar cervejeiro nacional

 Empório Alto dos Pinheiros. Temos muitos bares legais no Brasil, mas o EAP sempre está investindo em trazer o máximo de variedades nacionais e internacionais, com um preço abaixo da média.

7) Melhor cerveja caseira

Complicou agora, bebi muita coisa top esse ano. Tenho que citar várias, Cafuza da STP, Brasserie Du Sapê do Allan Cunha, Dizzy Walker do Cazé Napier, entre outras, mas se for para escolher só uma, fico com a Quadrupel da Mayer´s Bier (Rudolf Mayer – SP). A cerveja não deixa nada a desejar pra nenhuma lá de fora, e esse bandido só tá fazendo coisa boa nas panelas! 

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Goose Island Bourbon County. Na hora que chegar, eu vou falir.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Acho que tem vários blogs fazendo um trabalho legal, Homini Lúpulo, All Beers, Goronah, Destinos Cervejeiros, mas fico com o blog A Perua da Cerveja, do Gil Lebre, pelos seus textos com qualidade, e por divulgar eventos Brasil afora com tanta precisão.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Sem dúvida, Double Vienna da Morada, excelente sacada!

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Fui a muitos eventos legais, mas dois ficaram marcados. Festa da Confece, em BH, e o Festival Nacional das Acervas, em Curitiba. Os dois tiveram uma excelente organização, estrutura etc, e conseguiram mostrar para o público o espírito da cerveja, que é alegria e festividade.

12) Novidade do ano:

O investimento sem freio em cervejas especiais de grandes redes de supermercados, como o Pão de Açucar e Super Prix. Isso é extremamente saudável para o mercado, trazendo para o público leigo a opção de variedades e praticidade nas gôndolas.

13) Melhor fato cervejeiro:

O nascimento e crescimento (no caso dos mais antigos) de bares que querem ser diferentes do tradicional, saindo da mesmice e explorando qualidade/criatividade. Botto Bar (RJ), Pub Escondido (RJ), Adriano Imperador da Cerveja (BH), Cervejaria Nacional (SP), Penedon (RJ), Hop´n Roll (CTBA) e outros. Que continuem em evolução!

14) Pior fato cervejeiro:

O de sempre. Mimimi, gente que só pensa em estrelismo, soberba, arrogância, gente que aperta sua mão, te elogia e fala mal do seu trabalho por trás, gente que bate no peito para falar de ética, mas na prática é bem diferente. Acredito que para o real crescimento do mercado, as três premissas básicas são informação de qualidade, união (de verdade) e valorização do produto nacional. E faço votos para que isso aconteça.

15) Previsão cervejeira para 2014:

Só consigo enxergar coisas boas. Cervejeiros caseiros saindo das panelas e indo para os grandes tanques, bares novos surgindo e bombando pela sua qualidade, mais eventos (uns feitos por quem ama cerveja e outros por empresários gananciosos, mas faz parte), mais premiações para profissionais do mercado e para as microcervejarias, mais cursos de qualidade para propagar informação de qualidade, e principalmente, mais pessoas que não têm de largar a sua cerveja gelada do dia a dia, mas sim, entender que existem outras cores, sabores e aromas a sua disposição. Um brinde!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s