Fabrício Santos

Crédito: Rogerio Volgarine

Crédito: Rogerio Volgarine

NOME: Fabrício Santos

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: dono do blog FullPintBr

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Começa difícil! Gostei demais da Bodebrown/Stone Cacau IPA e da pesada Invicta Imperial Stout, me apaixonei pela Seasons Holy Cow… Mas fico com a Invicta Imperial India Pale Ale 1000IBU, pelo conjunto da obra.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Essa é fácil: Eisenbahn 5 anos

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Inúmeras, muito mais difícil do que as nacionais… Com esta invasão de perfeitas belgas, americanas, dinamarquesas etc. Pode ser uma de cada país não? Gosto muito de Duchesse de Bourgogne, das Struise (todas), das maravilhosas Fantômes… E o tanto de De Molens perfeitas então? E mais: no fim do ano chegaram as novas Green Flash! Tudo nota 10! Mas fico com a que mais me impressionou: Evil Twin Tørst Front Room, Barley Wine maturada em barris de Málaga, com deliciosos 11,2% ABV.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Jever Pilsen.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Tiro certo: De Molen Rasputin (importado) e Invicta Imperial Stout (nacional)

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Esse ano fui muito para Campos do Jordão, e um bar que agrade você e seus filhos pequenos (crucial pra mim) chama-se O Baden (que, apesar de ter o mesmo nome da cerveja, nada tem a ver com a cervejaria, apenas vende – e muito bem – exclusivamente os produtos da cervejaria Baden Baden). Fico com ele como melhor de 2013.

7) Melhor cerveja caseira

Disparadamente a Bouquet de Houblon Marriage Saison do meu amigo Rodrigo Campos, do blog Para Que VoCerveja. A AIPA Iracema do Rodrigo também ficou maravilhosa! Não sei como não foi para as finais do Concurso Mestre-cervejeiro da Eisenbahn…

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Qualquer The Bruery ou The Lost Abbey já me fariam eternamente feliz, mas eu compraria o contêiner de Bourbon County da Goose Island!

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Poxa, essa é pesada, hein? Não consigo ir num só: BebendoBem, Goronah, Homini Lúpulo, RateBeer, BeerAdvocate, Brejas (o site e não o fórum)…

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Saison à Trois, da Cervejaria Invicta/2 Cabeças, desenvolvido pelo Bruno Couto, do blog EuBeboSim

11) Melhor evento cervejeiro nacional

IPA DAY, sem pestanejar.

12) Novidade do ano

Empatadas até nos décimos: a volta do Concurso Mestre-cervejeiro da Eisenbahn e a Cervejaria Tupiniquim, dos gaúchos da Importadora Beer Legends, que vai regaçar em 2014!

13) Melhor fato cervejeiro

A qualidade das importações de 2013. Apesar de terem noticiado a queda do volume, a qualidade foi incrível! Finalmente temos excelentes Barley Wines, Imperial Stouts e Lambics em mãos; saímos das “tradicionais alemãs”.

14) Pior fato cervejeiro

A importação “desastrosa” das Westvleteren tomou a ponta em 2013. O que era um sonho pra muitos virou um susto decepcionante pra todos.

15) Previsão cervejeira para 2014

Ano das colaborativas no Brasil. Não só as importações estão excelentes como as cervejarias nacionais estão se mexendo. Teremos Evil Twin, Omnipollo, Stillwater, Sixpoint e muitas outras fazendo cerveja no Brasil. Que rendam excelentes frutos e tragam mais e mais cervejas boas pros nossos copos!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s