Fabiana Arreguy

fabianaarreguyfot

NOME: Fabiana Arreguy

ESTADO: Minas Gerais

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Jornalista, apresenta o programa Pão e Cerveja na Rádio CBN de Minas

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Cacau IPA, da Bodebrown/ Stone. Essa cerveja me ganhou no primeiro gole pela explosão de sabores que proporciona. Uma combinação que parece estranha, inusitada, mas que deu super certo.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

A American Pilsen da Linha 3 Lobos ( Backer) é uma das minhas preferidas. O custo /benefício dessa cerveja a torna uma bela porta de entrada para as artesanais. Gostosa, bem construída, recomendo facilmente.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Escolher uma entre centenas de opções é pura maldade. Mas, pensando em 2013, no que me chamou atenção no ano passado, a Founders Dirty Bastard é uma bela Scotch Ale, estilo que me agrada demais. Embora pudesse apontar tantas outras, elejo essa a melhor Ale estrangeira em 2013.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Acho que alguns fatores precisam ser considerados quando falamos da melhor cerveja vendida no Brasil. Acho que qualidade e sabor, obviamente, são os pontos principais, mas me preocupo muito com o preço! Acho que, para ser muito boa, a cerveja necessariamente deve ser acessível. Por isso, escolho a Boston Lager, da Samuel Adams. É uma delícia e qualquer um pode experimentar sem medo!

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Adoro o Hardcore IPA da BrewDog! Ele é viciante!

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Difícil apontar um, já que ainda não pude ir a tantos, como o do Botto, no Rio de Janeiro, e que me parece ser um local que vou amar. Então, vou escolher o Adriano, Imperador da Cerveja, em Belo Horizonte, que tem tudo o que eu gosto: despojado, sem frescuras, com muitas opções de cervejas boas, comidas deliciosas e proprietários amigos queridos!

7) Melhor cerveja caseira

Confesso que tomei poucas em 2013, mas me chamaram muito a atenção as cervejas da Fortuna, do Nelson Bakaus Jr. e do Zize Silveira, envelhecidas em barril, que experimentei em Curitiba durante o Concurso Nacional das AcervAs. Eu tinha visto o Salo Maldonado comentar sobre elas, quis conhecer, e ele gentilmente me levou todas para experimentar. São excelentes, de verdade!

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Qualquer cerveja da Firestone Walker… infelizmente não temos essas maravilhas à disposição. São as minhas preferidas em qualquer disputa!

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Bebendo Bem/ Brejas

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Adoro o rótulo da Duchesse de Bourgogne com seus ares renascentistas. O melhor é o conteúdo por trás do rótulo, simplesmente delicioso!

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Festival Brasileiro da Cerveja. Para mim, superou os outros realizados em 2013 pela diversidade de cervejas, de público, de opções de encontros e conversas. O local é excelente, a frequência é muito boa, a dinâmica do evento, que abriga ainda o Concurso Brasileiro de Cerveja, é muito interessante, com uma alegria no ar.

12) Novidade do ano

A Cacau IPA foi uma grande novidade. A Wäls 65 outra. Também foi boa novidade a regulamentação da Associação de Microcervejeiros, algo que vai agregar valor demais ao setor de artesanais no Brasil.

13) Melhor fato cervejeiro

Mineiro é bairrista e, não negando a origem, preciso destacar o que os cervejeiros de Minas Gerais alcançaram em projeção e qualidade em 2013. A Wäls e a Backer conquistaram  prêmios nacionais e internacionais importantes. O cervejeiro caseiro Kelvin Azevedo foi escolhido Best of Show no Concurso das AcervAs. E os três primeiros colocados no Concurso Mestre-cervejeiro da Eisenbahn eram mineiros. Foi o ano de MG, sem dúvida.

14) Pior fato cervejeiro

Sei que parece arrogante dizer tal coisa, mas me parece que vivemos em 2013 um ” momento surfador” insuportável. Muita gente querendo falar sem ter nada a dizer, muita gente querendo ensinar sem ter aprendido, muita gente querendo ganhar muito dinheiro sem investir tanto assim. Posso estar enganada, mas me pareceu um ano meio conturbado nas relações com as pessoas do meio, me senti muitas vezes assediada por gente que nem conheço correndo atrás de espaço na mídia. Não gosto de me sentir usada, o que aconteceu repetidas vezes em 2013.

15) Previsão cervejeira para 2014

Ano eleitoral, quem sabe não se consegue passar no Congresso algo em prol do setor de artesanais? É hora de capitanear votos, ou seja, a barganha está lançada!

Leave a Reply

