David Figueira

davidfigueirafot

NOME: David Figueira

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: ex-físico da UNICAMP, cervejeiro caseiro da Lamas Bier, um dos responsáveis pelo Lamas Brew Shop, ex-presidente da Acerva Paulista e um dos sócios da Bamberg Express Campinas

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

O grande destaque do ano foi o “renascimento” das cervejas próprias da Magnus Prime Beer e aqui destaco a maravilhosa IPA fabricada lá. O Magno (um dos sócios e cervejeiro da Magnus) está conseguindo acertar suas fórmulas e promete muitas novidades para 2014.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

A cerveja comemorativa dos 30 anos do Paralamas do Sucesso, O Calibre,  para mim se destacou, por ser uma autêntica German Pilsener e, mais ainda, pelo fato de a cervejaria Bamberg fazer outros tipos de Pilsen, mostrando assim para o público as nuances e riquezas deste estilo tão mal aclamado pelos cervejeiros. E mais, tenho certeza de que esta cerveja, junto com outras cervejas de bandas, trarão um público que jamais alcançaríamos sozinhos, algo fantástico.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Anchor…Anchor…Anchor. Destaque aqui para a refrescante Liberty Ale

 4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

As cervejas da Hacker-Pschorr são excelentes pedidas. Destaque para a Munich Gold.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Meu chope de dia-a-dia é o Helles da Bamberg. Este chope é um primor e excelente para introduzir aquele amigo que nunca tomou uma cerveja artesanal neste meio.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Aconchego Carioca. Excelente comida e bolinhos, além de uma carta de cervejas maravilhosa. E ainda tem chope artesanal baratinho. Ponto obrigatório de parada.

7) Melhor cerveja caseira

Não sei se foi a melhor, mas que de longe foi a coisa mais exótica que fizemos e que chamou bem a atenção da mídia: a nossa Saison de Saúva. Uma Saison escura com figos, tucupi negro e formigas saúvas. Um brincadeira que fizemos em O Mercado em São Paulo, para mostrar a quem estava passando por lá que fazer cerveja em casa é simples e que podemos usar os mais diferentes ingredientes. Só não sabíamos que iria gerar tanta comoção da imprensa. Bom que chamamos a atenção para as cervejas caseiras.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Uma senhora Black IPA chamada DevESTATEion da americana Sierra Nevada. Lúpulo em extremo equilíbrio com os maltes torrados, sem os exageros comuns a americanos e suas cópias. Excelente cerveja. Uma curiosidade: os lúpulos e os maltes desta cerveja são produzidos por eles mesmos, de forma orgânica.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Serve o  do Lamas Brew Shop? Se sim, fica a dica 😉

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

A Double Vienna do André Junqueira, da Morada, é um dos rótulos mais “loucos” e bacanas que já vi! Não conhecem? Deem um procura no Google e se surpreendam. Dica: Vire a garrafa (ou o monitor) de cabeça para baixo.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

O Festival da Cerveja em Blumenau. Um primor de organização. Não deixa nada a desejar para qualquer evento gringo. Um exemplo a ser replicado Brasil afora.

12) Novidade do ano

Como cervejeiro caseiro, não posso deixar de destacar a vinda de novas marcas de maltes para o Brasil. Vivíamos um monopólio nada saudável para o meio, e agora com a vinda dos maltes Best Malz, Briess e da inglesa Muntons, a coisa começa a mudar. Viva a diversidade, afinal todo cervejeiro caseiro é um experimentalista. E boa parte destes se tornarão futuros microcervejeiros.

13) Melhor fato cervejeiro

O número cada vez maior de cervejeiros caseiros fazendo cervejas (registradas) em cervejarias foi a grande tendência em 2013. Tendência que ficará em voga em 2014 e, espero, por vários anos.

14) Pior fato cervejeiro

A venda que ainda está nos olhos de nossos governantes, que insistem em não ver o potencial econômico, turístico e social que as cervejas artesanais podem ter. A falta de uma política específica para o setor tende a enfraquecer nosso meio. Mas não há nada ruim que não possa piorar: a falta de uma estrutura unificada das cervejarias em prol desta mudança. Será que em 2014 teremos algo diferente nesse sentido? Tenho esperanças de que sim.

15) Previsão cervejeira para 2014 

Previsão? Deixo isso para a mãe Diná!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s