Bruno Couto

brunocoutofot

NOME: Bruno Couto

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: diretor de arte na agência África, editor do blog Eu Bebo Sim, Sommelier de cervejas e assessor de comunicação/designer que atua para cervejarias e empresas do mercado cervejeiro

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

4Blès, da Bodebrown. A provei no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, e me apaixonei. Em um ano dedicado quase que exclusivamente às IPAs, foi muito bom provar algo novo, tão diferente e tão bom. Uma pena que ainda não encontramos no mercado com tanta facilidade. Samuel, libera a 4Blès aí pro pessoal.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

X-Imperial Pilsen, da 2Cabeças e Penedon. Evito votar na 2cabeças pela minha relação profissional com eles, mas essa cerveja vai deixar saudades. Foi servida apenas na versão chope, durante o Mondial de la Bière no Rio, e vi gente esvaziando garrafa de álcool Zulu pra levar a cerveja pra casa no fim do festival.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Saison da Fantôme. Um clássico, a melhor do estilo, uma cerveja incrível. Pena chegar pelo preço que chega. Vou torcer para que os importadores, bares e lojas consigam (e queiram) trazer por um preço final mais acessível em 2014.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Silver Anniversary Lager, da Brooklyn. Uma boa cerveja. Não provei grandes Lagers estrangeiras em 2013. Me surpreendi muito mais com as nacionais, como a X-Imperial Pilsen, a Double Vienna da Morada ou a CasaNova da Burgman. Mas talvez por culpa minha mesmo, afinal não provei tantas Lagers importadas.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Pingado IPA (Cervejaria Nacional e Odell). Só não votei nela como Melhor Ale Nacional por ser uma cerveja regional e por ter esta categoria de chope reservada pra ela. Que cerveja incrível. A melhor que tomei no ano, sem dúvidas. Mesmo depois de provar tantas IPAs novas durante o ano, ela conseguiu me surpreender demais.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Frequentei poucos bares este ano. São Paulo está vivendo uma onda cervejeira muito positiva, mas que encheu os bares, então tenho preferido chamar os amigos pra beber em casa. Posso citar o Vinyl Burger de São Paulo como uma ótima novidade. A carta de cervejas é super restrita (de 2 a 4 rótulos geralmente), mas por um ótimo preço e com um hambúrguer (uma única opção) sensacional.

7) Melhor cerveja caseira

A WeeHeavy do Douglas Giacomini, que foi premiada no concurso promovido pela Cervejoteca. É demais. Também vale citar a Imperial Oatmeal Stout do Georges Parkinson e a Brown Ale do Eduardo Marques. Provei as três uma única vez e deixaram saudade. Três ótimos caras e super talentosos.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Colorado Ithaca Oak Aged. Pois é, uma cerveja da Colorado de Ribeirão Preto. Provei um gole dessa cerveja, servida pelo amigo Rafael Moschetta, e nunca mais. As raras garrafinhas ganharam o mundo em festivais e por aqui nada ainda. Colorado, queremos Ithaca Oak Aged!

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Como sou blogueiro, me sinto parcial demais votando nessa categoria. Ainda se houvesse um que se destacasse muito entre os demais, mas acho que temos diversos e bons blogs, novos e tradicionais, e me sentiria injusto se destacasse somente um.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

IPA da Tarantino Brewery. Como não posso cometer a deselegância de votar no meu próprio trabalho, fico com o melhor desenho do ilustrador Ciro Bicudo. Ficou incrível.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Festival da Cerveja Brasileira, em Blumenau – Tivemos ótimos (e péssimos também) festivais de cerveja este ano, mas o Festival de Blumenau se consolidou como o melhor na minha opinião. Bem organizado, com estrutura, muitas novidades e cervejas incríveis. Sem falar na cidade que é super acolhedora e torna o passeio muito agradável.

12) Novidade do ano

Cervejaria DUM. Há tempos os cervejeiros caseiros da DUM tinham destaque no mercado. Ter as cervejas deles nas prateleiras é um privilégio.

13) Melhor fato cervejeiro

O momento cervejeiro do país como um todo. Diversos pontos merecem destaque, como o surgimento e fortalecimento das cervejarias “ciganas” como 2Cabeças, Júpiter, Tarantino e todas as integrantes da Liga das Cervejas Extraordinárias. As diversas cervejas colaborativas nacionais e as “gringo-brasileiras”. As cervejarias que se fortaleceram, como a Dama (com o mestre-cervejeiro Ilceu Dimer e o sommelier Paulo Feijão) e a Burgman (com o cervejeiro Alexandre Sigolo). A chegada e crescimento de bons festivais como o de Blumenau, o Mondial no Rio, a Brasil Brau em São Paulo e festas como as promovidas pela Sinnatrah em São Paulo, o IPA Day de Ribeirão ou o DUM Day em Curitiba.

14) Pior fato cervejeiro

O oportunismo. De toda a crescente cervejeira no País, sem dúvidas 2013 foi o melhor ano. E junto com isso, é inevitável que uma onda de empresários sem a menor paixão pelo produto se aproveite da onda com um direcionamento único: fazer dinheiro. Aí a qualidade fica em último plano e começam a surgir no nosso mercado as cervejas, cervejarias, importações, eventos, lojas, bares e quaisquer outro tipo de negócio que não são dignos do grande momento cervejeiro que estamos vivendo. Mas creio e espero que o tempo e o mercado cumpram o papel de abafar esse tipo de negócio.

15) Previsão cervejeira para 2014

Acho difícil que algo de muito novo aconteça em 2014, o que não é ruim considerando o ano anterior. Minha previsão é que o ano colha muitos dos frutos plantados em 2013. O mercado amadureceu bastante, seguirá amadurecendo e muita gente boa que se fortaleceu deve brilhar este ano.

Advertisements

One thought on “Bruno Couto

  1. Pingback: Jan Kubis: a melhor lager de 2013* | DUM Cervejaria

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s