Alexandre Sigolo

alexandresigolofot2

NOME: Alexandre Sigolo

ESTADO: São Paulo

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Cervejeiro da Burgman, em Sorocaba, e sócio da Cervejaria Escola Sinnatrah, em Perdizes

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

Uma que me impressionou muito foi a Saison a Trois, da 2Cabeças. Estava bem condimentada e sem aquele excesso de fermento que às vezes aparece no estilo. Uma delicia, que tomei na versão garrafa.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Essa já é do tipo difícil, não tomo muita Lager e, quando em volume, ela vem numa garrafa verde. Seja como for, gostei da Double Vienna da Morada, do Paraná. Deliciosa e um puta rótulo bacana.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Outra que assim que foi para o copo já pensei na enquete do Bob: Founders Dirty Bastard maturada no barril de Bourbon. Uma delícia que ficou bem a frente do que eu tomei no ano passado.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

Sem lá muita criatividade, mas ganhou no volume: Brooklyn Lager

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Bem, sou contra essa história de ficar citando os próprios feitos nesta nobre enquete, mas essa é difícil não fazer: Pingado Coffee IPA feita na Nacional com o Doug Odell, ali no começo de 2013. Emocionante fazer a cerveja com o Odell, e o resultado ficou à altura da experiência, realizada junto com o Guilherme Hoffman.

6) Melhor bar cervejeiro nacional

Ano passado, com a mudança de cidade, frequentei poucos lugares. Vou de Cervejaria Nacional.

7) Melhor cerveja caseira

Não tomei muitas, mas a do Daniel “Astroman”, uma APA que participou do nosso concurso na Sinnatrah, e uma Porter que o Georges Parkinson levou lá na loja foram as top.

8) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Tomei no Mondial de la Bière, mas acho que não vai ter importação regular: Dieu Du Ciel. Todas que eu tomei eram espantosas. Tomei também em Bruxelas uma Saison Dupont com dry-hopping, creio que um rótulo que não chega no Brasil e lá experimentei na pressão. Excelente! Também poderiam chegar as Odell, o Doug trouxe um contrabando que vai deixar saudades.

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Tem muitos que eu respeito e sempre leio, mas curto o AllBeers, o Que não Falte Malte e o Bar do Celso.

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Melhor Nacional: Double Vienna da Morada; importado gosto do Myrcenary da Odell e caseiro eu não lembro, os caras que me dão cerveja estão meio preguiçosos.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Ano passado tivemos vários, mas estive só na Brasil Brau, Mondial de la Bière e IPA DAY. Fico com o último, diversão garantida ou seu dinheiro de volta.

12) Novidade do ano

A criação da Associação Brasileira de Microcervejarias, mais um passo para conseguir melhores condições no setor. Hoje a coisa está muito complicada ainda.

13) Melhor fato cervejeiro

Eu, como fico na panela, não posso deixar de citar que mais maltarias e novas variedades de lúpulos chegaram ao Brasil. Um bom suprimento de matéria-prima sempre ajuda e permite diversos experimentos bem gostosos.

14) Pior fato cervejeiro

São Paulo ficar atrás de outros Estados em oferecer melhores condições fiscais para as micros e ainda não ter conseguido dar conta dos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Acho que, nesse último item, a tendência é de melhora, mas, por ora ainda está um tanto aquém.

15) Previsão cervejeira para 2014

Vai ser um ano difícil, galera sem grana e com muitas opções. Acho que aparecerão mais cervejas de dia a dia  de alta qualidade com preços camaradas, que pode levar a um aumento da base de consumidores do setor.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s