Alberto Basso e Marcelo Popi

albertobassomarcelopopifinalfot

NOME: Alberto Basso e Marcelo Popi

ESTADO: Paraná

PROFISSÃO/ATUAÇÃO NA CERVEJA: Cervejeiros caseiros da Ignoru’s Bier

*

1) Melhor Ale produzida no Brasil

O ano de 2013 foi muito produtivo para o setor. Só aqui em Curitiba foram lançadas várias cervejas de personalidade, como a Hoppy Day dos cervejeiros da Tormenta e a F#%*ing Beer do mestre Anuar Tarabai, ambas IPAs fortes e muito aromáticas, mas que não deixam de ter uma excelente drinkability. E ainda temos a multipremiada Bodebrown com sua Cacau IPA, cerveja de raro equilíbrio na receita e combinação quase improvável. Mas ficamos com a F#%*ing Beer por, além de ser um exemplar excepcional, se tratar de uma das novidades lançadas em 2013.

2) Melhor Lager produzida no Brasil

Quem já provou a Amburana da Way sabe da potência e da expressão dessa cerveja. Não ficaria surpreso se, novamente, fosse a mais citada nesse quesito. Porém, nossas escolhas foram centradas nas novidades do ano que se passou, e em 2013 novamente os amigos da DUM reapareceram no cenário cervejeiro com uma produção maravilhosa. A Jan Kubis é uma Lager extremamente saborosa, aromática e muito refrescante, levando nosso voto nessa categoria.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil

Sem delongas, Punk IPA.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil

A Brooklyn Lager é uma cerveja gostosa, de fácil acesso, com preço razoável e que cai bem a qualquer hora.

5) Melhor chope nacional ou estrangeiro à venda no Brasil

Ola Dubh 18, salvo engano chegou em 2013 ao Brasil!

6) Melhor bar cervejeiro nacional

O Hop’n Roll é um brewpub curitibano que trouxe muita inovação para o cenário cervejeiro! Possui ambiente agradável, música boa e uma trave de dar inveja, além de fornecer espaço cativo para as criações artesanais paranaenses.

7) Melhor cerveja caseira

Sendo homebrewer, escolher a melhor cerveja caseira não é tarefa tão fácil, haja vista a quantidade de novidades que recebemos como presentes de amigos. Dentre os provados e aprovados foram muitos os rótulos de qualidade, como a Unnamed Saison, do amigo Felipe da cervejaria Masmorra, e a Barão Samedi, dos companheiros Paul e Juliano da Zombier.  Porém, como é necessário escolher apenas uma, ficamos com a Hop Arábica do grande Andre Junqueira, que conseguiu um balanço perfeito entre cerveja e blend de café.

8)Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil

Há poucos dias tivemos o privilégio de experimentar a lendária Westvleteren 12, cerveja trapista da Abadia de Saint Sixtus na Bélgica. Agregado a cada garrafa, há um misto de tradição e mística que deve ser degustado junto de cada gole, aos poucos e demoradamente. Como escolher algo diferente depois de experimentá-la?

9) Melhor blog ou site cervejeiro

Hominilupulo. Nosso blog de cabeceira!

10) Melhor rótulo de cerveja, nacional, importado ou caseiro

Rótulos, a primeira impressão… Vamos escolher um de cada categoria. Dentre os importados ficamos com os artísticos da Flying Dog e seus inusitados caninos voadores. Nos nacionais novamente o André Junqueira entra em cena com a sua Double Vienna e sua harmonia artística virtualmente “sem pé nem cabeça”. Já a escolha do rótulo caseiro é pura covardia. O parceiro Billy Wash, além de ser um excelente cervejeiro, também é um exímio tatuador e a sua Northern State Imperial IPA possui um rótulo belíssimo.

11) Melhor evento cervejeiro nacional

Com certeza o 8° encontro Nacional das Acervas realizado em Curitiba. Evento impecável que proporcionou a degustação de variados rótulos de cervejarias e de cervejeiros caseiros, além de boa comida, preços quase inacreditáveis, trocas de experiências, amizades e música de primeira!

12) Novidade do ano

A formalização e solidificação da Liga das Cervejas Estraordinárias. É um grupo formado por cervejarias de excelência com muitas receitas premiadas que, como mencionado em sua página no Facebook, “veio salvar seu palato das terríveis garras do Dr. Litrão e seu Exército de Latas Aguadas”.

13) Melhor fato cervejeiro

As parcerias entre cervejarias e cervejeiros caseiros que nos proporcionaram a possibilidade de experimentar regularmente cervejas que antes só encontrávamos em eventos!

14) Pior fato cervejeiro

Alguns eventos que, apesar de transvestidos de encontros cervejeiros, não representam o meio e sua cultura de disseminação e troca de experiências. Arbitrariamente se rotulam de festivais de cerveja, mas não passam de caça-níqueis em escala com expressiva desorganização e preços abusivos.

15) Previsão cervejeira para 2014

O ano de 2013 foi maravilhoso e 2014 promete ser ainda mais próspero para o movimento cervejeiro brasileiro. Com certeza teremos cervejas com combinações e ingredientes ainda mais inusitados, mais parcerias e lançamentos fantásticos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s